Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Proens orienta sobre atividades de ensino

Proens orienta sobre atividades de ensino

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2022, 10h14

Sobre manifestações e bloqueios de unidades, a Pró-Reitoria de Ensino da UFTM se manifesta:

Como já é de conhecimento da comunidade acadêmica, em virtude de recentes cortes financeiros realizados, discentes da UFTM iniciaram manifestações em prol do olhar mais direcionado para as necessidades de todos que deixaram de receber auxílios e/ou bolsas. A situação é delicada e pactuamos de toda preocupação. Inicialmente, no contexto atual, houve manifestação pacífica dos estudantes no prédio da Reitoria. A seguir, realizaram o bloqueio de salas e das entradas do Centro Educacional e Unidade Univerdecidade.

Na semana passada, recebemos notas do governo federal indicando a liberação da verba para o pagamento dos auxílios, dando o prazo de dois dias úteis para que isso fosse efetivado, a partir de quinta-feira (08/12). Provavelmente, com o pagamento dos auxílios na conta da maioria dos alunos, que aconteceu já na sexta-feira (09/12), o restante do pagamento deve ser finalmente efetivado nesta segunda-feira (12/12).

A grande preocupação que temos, na Pró-Reitoria de Ensino da UFTM - PROENS, é em relação aos prejuízos causados ao ensino, ainda que sejamos muito sensíveis à situação dos cortes financeiros realizados. Portanto, considerando a situação atual, na Unidade Univerdecidade e Unidade Manoel Terra (Praça do Mercado Municipal), os espaços estão liberados, dentro da normalidade, e no Centro Educacional, onde já é sabido que há ocupação do espaço, não haverá realização de aulas teórico-práticas nesta segunda-feira (12/12) e terça-feira (13/12). Sobre a possibilidade de aulas remotas, neste momento, não temos respaldo legal. Continuaremos acompanhando de perto as manifestações para orientações sobre as atividades de ensino.

As informações da PROENS são enviadas neste momento, e não anteriormente, uma vez que sempre prezamos por ações justas, corretas, pautadas em posicionamentos jurídicos quanto ao ensino. Demais orientações e/ou encaminhamentos serão tratados em reunião do Conselho de Ensino.

Qualquer dúvida, estamos à disposição.

Atenciosamente,

Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves