Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de residencial para idosos consegue recursos junto ao município

Projeto de residencial para idosos consegue recursos junto ao município

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 10h11

Projeto da UFTM em parceria com a Prefeitura de Uberaba – Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social obteve recurso de R$800.000,00 na Lei Orçamentária de 2023, por meio do Poder Legislativo Municipal, priorizando a construção de um residencial de idosos no município de Uberaba. O projeto está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão Universitária “Projeto Mais Idade mais Saúde: Residencial para idosos Vida & Saúde”, sob coordenação da professora Lislei Patrizzi, do Departamento de Fisioterapia Aplicada - UFTM, em parceria com com o professor  Rodrigo Soares Garcia da Silva, do curso de Engenharia Civil da UFTM.  O projeto também está vinculado ao Observatório de Longevidade, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Representantes dos governos executivo, legislativo e equipe idealizadora

As casas previstas no projeto serão adaptadas para idosos, estarão sob administração da prefeitura e serão emprestadas para moradia de idosos mais necessitados, porém ativos, com critérios socioeconômicos que serão analisados e estabelecidos. A proposta inicial é de 50 casas para 50 idosos a serem atendidos. A iniciativa, que será um projeto contínuo, ainda busca mais parcerias e a ideia inicial é de que o condomínio seja construído ao lado da Unidade de Atenção a Idoso – UAI.

Conforme a professora Lislei, a proposta desse residencial é seguir o modelo de estilo de vida de Loma Linda – Califórnia / EUA, uma blue zone que se baseia em oito pilares de saúde (Estilo de vida NEW START - Nutrition, Exercise, Water, Sunshine, Temperance, Air, Rest and Trust). Blue Zones são regiões do planeta onde as pessoas têm uma expectativa de vida maior que a média mundial, com uma concentração de idosos saudáveis e centenários.  São consideradas Blue Zones: província de Nuoro, localizada na Sardenha (Itália), a província de Okinawa (Japão), a cidade de Nicoya na Costa Rica, Ilha de Ikaria localizada na Grécia e Loma Linda, situada nos Estados Unidos. Pesquisas nessa área estão sendo desenvolvidas por alunos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia UFTM/UFU.

Mais informações podem ser obtidas junto ao e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Fotos:   Lislei Patrizzi / UFTM

Imagens: Rodrigo Soares Garcia da Silva / UFTM