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Grupo de pesquisa da UFTM participa de projeto interinstitucional na área da Educação do Campo com proposta aprovada pela Fapemig

Publicado: Quarta, 21 de Dezembro de 2022, 08h48

 O grupo de pesquisa Escola de Formação Itinerante, voltado para a área de formação de professores e educação popular, vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, compõe o projeto interinstitucional Educação do campo: saberes e práticas de formação nas relações discursivas  entre trabalho, educação, letramentos e agroecologia”, que teve sua proposta aprovada pela Fapemig, na Chamada nº 09/2022, destinada a promover o fomento e o fortalecimento de redes de pesquisa colaborativa entre instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais.

O projeto conta com a participação de professores, pesquisadores e estudantes de diversas universidades e organizações do estado de Minas que atuam na área da Educação do Campo e da Agroecologia. O grupo que compõe o projeto é formado pelo Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (NEPEJA/FaE/UEMG); por professores da UEMG da unidade de Carangola; pela Escola de Formação Itinerante (Lecampo/UFTM);  por professores que atuam na Licenciatura em Educação do Campo da UFVJM do campus de Diamantina; em parceria com movimentos e organizações sociais do campo, em especial com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), com o Movimento pela Autonomia Popular na Mineração (MAM) e organizações que atuam no campo da agroecologia e dos territórios dos povos tradicionais.

O projeto propõe desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em escolas do campo, situadas em assentamentos da reforma agrária, comunidades rurais, quilombolas, comunidades tradicionais, entre outras, tendo em vista contribuir para o desenvolvimento e a implementação de metodologias de Educação do Campo e Agroecologia. Com duração de 48 meses e previsão de 6 bolsas de iniciação científica, o projeto pretende desenvolver atividades de pesquisa orientadas para a construção de metodologias de ensino que contribuam para o fortalecimento de uma educação crítica, democrática e ambientalmente sustentável junto as populações do campo.

Na UFTM, o projeto é representado pela participação dos professores José Henrique Singolano Néspoli e Danilo Seithi Kato, ambos professores e pesquisadores vinculados ao curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM e ao projeto Escola de Formação Itinerante.

 

 

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