Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM e CODAU assinam acordo para estudos sobre qualidade microbiológica da água usando sequenciamento de última geração
Cooperação

Publicado: Terça, 27 de Dezembro de 2022, 13h38

A UFTM e a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas – Codau assinaram um acordo de cooperação técnica e científica visando avaliar a diversidade microbiana em amostras de água destinadas ao abastecimento público de Uberaba por meio de plataforma de sequenciamento genômico de última geração. A proposta é que a cooperação entre as instituições proporcione maior conhecimento sobre o tema, a melhora no processo de tratamento de água do sistema público, assim como gere conhecimento por meio de publicações científicas.

De acordo com o documento que estabelece o acordo, a Codau irá disponibilizar amostras de água coletadas em determinados pontos do Rio Uberaba, assim como amostras de água tratada em pontos pré-definidos do sistema de distribuição de água do município. Caberá à UFTM detectar a diversidade de micro-organismos nas amostras, além de detectar a abundância desses micro-organismos com os valores de referência em água considerada de boa qualidade para o consumo no Brasil e no mundo. O acordo ainda estabelece a cooperação entre as unidades para disponibilização tanto de pessoal quanto de equipamentos para o desenvolvimento das atividades do termo de cooperação.

O acordo foi assinado na última segunda-feira, 26 de dezembro, no auditório do Centro Educacional de Tecnologia Ambiental  - Ceta, no Parque das Barrigudas, com presença do reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, da prefeita Elisa Araújo e do presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho. Participaram também do evento o professor Carlo José Freire de Oliveira, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Kedson Palhares Gonçalves, pró-reitor de Planejamento; Felipe Augusto Nascimento Pereira, chefe de gabinete da Reitoria da UFTM, além de vereadores, diretoria da Codau e corpo técnico de servidores.

Para o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho, um dos principais objetivos do acordo é a avaliação microbiana em amostras de água destinadas ao abastecimento público da cidade, por meio de plataforma de sequenciamento genômico. “Este tipo de estudo é relevante, uma vez que está diretamente relacionado com saúde pública, além de trazer maior conhecimento sobre o tema e, se for o caso, permitirá que sejam implementadas melhorias no processo de tratamento de água. A população é diretamente beneficiada com a aplicação destas pesquisas, pois com os avanços em métodos de genética molecular, novos conhecimentos são gerados e processos para melhorar a qualidade da água podem ser aperfeiçoados”, explicou.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFTM, Carlo José Freire de Oliveira, o acordo proporcionará ganho para o campo da pesquisa e irá gerar, além de novas publicações científicas, ganhos para a comunidade. “O acordo proporcionará resultados importantes no que se refere ao acompanhamento, de maneira extremamente sensível e moderna, dos parâmetros microbiológicos da água utilizada pela comunidade. Ganha a UFTM, ganha a Codau e, mais importante, ganha a população de Uberaba e região”, destacou.

O reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, destacou que a universidade mais uma vez cumpre seu papel de ser um espaço para difusão do conhecimento e de tecnologia. Para ele, o acordo será importante tanto para a área acadêmica quanto para a capacitação de profissionais e para a comunidade. “A universidade, por meio de suas ações de ensino, pesquisa e extensão universitária tem buscado cada vez mais colaborar com a comunidade. Essa é mais uma iniciativa que irá contribuir com a população”, afirmou.

“Estamos muito orgulhosos em poder participar desta pesquisa e nos tornamos referência em tratamento de água. Uberaba já cumpre toda a legislação do Ministério da Saúde fazendo mais de 8.700 análises mensais da água. E agora, com apoio da UFTM, vamos avançar mais na oferta de qualidade de água para a população”, finalizou a prefeita Elisa Araújo.

*Com informações ASCOM Codau.

Nota publicada pela Codau - http://www.codau.com.br/noticiaDetalhe.php?codigo=5000872

Fotos: Marco Clemente/UFTM

Assunto(s): Cooperação , Acordo , Codau , UFTM , Água