Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Museu dos Dinossauros registra recorde de visitas em 2022
Início do conteúdo da página
Recorde

Museu dos Dinossauros registra recorde de visitas em 2022

Publicado: Terça, 10 de Janeiro de 2023, 14h10

 O Museu dos Dinossauros de Peirópolis registrou número recorde de visitantes em 2022, com participação de turistas de várias partes do mundo.

 

Números oficiais, divulgados pela diretoria do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis - CCCP, indicaram que estiveram no museu, em 2022, mais de 120 mil pessoas. “Nós implantamos a contabilização mecânica, por meio de um dispositivo de contagem, a partir de abril e, desde então, todo visitante que entra em nossos museus é contabilizado. Dessa forma, temos números reais”, explicou Stela Mariana de Morais, diretora do CCCP.

Após a implantação do Sistema de Contagem de Pessoas, de abril a dezembro, o Museu registrou 90.182 pessoas, sendo 68.100 turistas e 22.082 alunos de instituições de ensino públicas e particulares. No sistema de contagem anterior, registrado em cadernos de assinaturas pelo próprio usuário, dispostos nas entradas das unidades do Museu, obteve-se, de janeiro a março, um total de 30.063 visitantes, fechando mais de 120 mil visitantes no total. Para Diogo Nobre da Silva, museólogo do CCCP/UFTM e supervisor do Museu dos Dinossauros, o sistema anterior de contagem de pessoas não era muito eficiente, acreditando que “esse número é ainda maior, principalmente nos meses de janeiro e fevereiro, que coincidem com as férias dos estudantes e geralmente das famílias, aumentando significativamente as visitas nas dependências do Museu”.

 

AÇÕES E EVENTOS

O número recorde de visitantes não é atribuído só pela mudança do método de contagem de pessoas, mas a esforços conjuntos da equipe do CCCP em parceria com outros setores da UFTM na elaboração de uma agenda estratégica ainda em 2021, alinhada com a Comunidade de Peirópolis, priorizando as atividades presenciais. Entre as ações, o Museu dos Dinossauros disponibilizou transporte gratuito para as escolas públicas do município sem locomoção irem ao Museu; disponibilizou o Auditório Ametista para sediar diversas atividades de eventos da UFTM e organizou uma série de eventos. Em 24 de julho, data de comemoração oficial dos 30 anos do Museu, o espaço registrou oficialmente 3.446 visitantes. "Se levar em conta outros atrativos da praça principal de Peirópolis, esse número pode ser bem maior. Acreditamos que nesse dia, Peirópolis tenha recebido mais de 15 mil visitantes”, afirmou Stela.

Os responsáveis também lembram que o Museu dos Dinossauros contou, em 2022, com uma Mostra do Museu Memória Viva, que também atraiu público de todas as idades. Estima-se que passaram por essa exposição cerca de 70 mil pessoas de abril a dezembro.

Ainda conforme os responsáveis, outro ponto a destacar são os benefícios que a comunidade local ganha em relação ao grande número de visitantes: “A grande quantidade de eventos realizados, além de promover a educação patrimonial da geologia e cultura do município, impulsiona a economia local dos restaurantes, bares, hotel e outros empreendimentos em Peirópolis, que ainda amargam memórias negativas do período de pandemia”, destacou.

A ideia e implantação do Sistema de Contagem de Pessoas no Museu foi uma iniciativa da direção do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis/Departamento de Desenvolvimento Cultural/PROEXT/UFTM. Antes da Pandemia, em 2019, os registros eram feitos no caderno de assinatura de visitantes. Foram registrados cerca de 20 mil visitantes, com estimativa de 60 mil, considerando que muitos deixaram de assinar o caderno. “Nem todos que entravam nos museus registravam no livro. Os números reais, sozinhos, apontam um crescimento de 450% no número de visitantes, que nos dão uma dimensão da importância do trabalho realizado em Peirópolis”, declarou Stela. “Temos muito a agradecer à PROEXT e esses números de 2022 mostram também a importância do porquê de investir em Peirópolis”. Também Segundo a diretora, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária - PROEXT possibilitou que alunos de graduação tivessem participação ativa como voluntários na Semana dos Dinossauros, por meio da disponibilização de transporte, evento que registrou mais de 6.000 estudantes.

A realidade dos números de visitantes nos museus dos Dinossauros é destacada pela PROEXT: “temos uma dimensão real da importância do Museu dos Dinossauros para os Uberabenses e região. Conhecer esses números com precisão é de extrema importância para um futuro não tão longínquo, porque a partir desse quantitativo se estimará o potencial e o impacto na infraestrutura, nos serviços e toda a cadeia de valor da geoeducação e do geoturismo para os próximos 10 anos, o que transformará o município com o reconhecimento do Aspirante Geoparque Uberaba pela UNESCO”, reconheceu o professor Fabrício Corradini, pró-reitor de Extensão Universitária da UFTM.

 

INTERNACIONALIZAÇÃO

Ressaltando a importância da paleontologia e o seu significado para a história, bem como o interesse por este assunto, a diretora cita que passaram de 15 os países que tiveram representantes visitando os museus de Peirópolis: Argentina, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Islândia, Noruega, Paraguai, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suécia, Suriname, Uruguai e Venezuela. “Esses são apenas os turistas que assinaram o nosso livro de assinaturas, mas devemos ter recebido muitos outros estrangeiros”, explicou.

No que se refere à internacionalização do Museu dos Dinossauros,  acredita-se que com "o Geoparque tende a aumentar o número de turismo internacional devido aos inúmeros interesses em relação à pesquisa científica que não tem limites e atrai pesquisadores e visitantes diversos”, afirmou também a diretora do CCCP.

 

REGIONALIZAÇÃO e NACIONALIZAÇÃO

Pessoas vindas de diversas cidades brasileiras passaram pelo Museu dos Dinossauros, provenientes de quase todos os estados da federação: Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraná, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Brasília, Ceará, Maranhão, Sergipe, Piauí, Paraíba, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Bahia, Rondônia, Alagoas e Rio de Janeiro. Na edição da Semana dos Dinossauros de 2022 passaram estudantes de mais de 20 cidades vindo de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

Com informações do SeMec/PROEXT

 

Fotos: Divulgação/UFTM

 

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página