Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM autoriza criação do curso de Zootecnia em Iturama

UFTM autoriza criação do curso de Zootecnia em Iturama

Publicado: Sexta, 13 de Janeiro de 2023, 17h10

Na primeira reunião do Conselho Universitário – Consu da UFTM realizada em 2023, ocorrida no dia 12 de janeiro, quinta-feira, foi aprovada proposta de criação do curso de graduação em Zootecnia, modalidade bacharelado, para o Campus Universitário de Iturama.

Em abril de 2022, seguindo as legislações de ensino e normativas institucionais de processo de criação de cursos, iniciaram-se os trâmites junto às instâncias superiores da UFTM para aprovação do projeto de criação do curso de graduação em Zootecnia. A Pró-Reitoria de Ensino - Proens, junto à Pró-Reitoria de Planejamento - Proplan e ao Departamento de Gestão de Ensino - DGE e seus setores realizaram análises e orientações.

Dentro das ações, destacam-se a realização da consulta pública em Iturama e na região quanto ao estudo de viabilidade de implementação e também a elaboração do Projeto Pedagógico do Curso, no qual constam a matriz curricular e as diretrizes do processo ensino-aprendizagem, considerando-se o tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Segundo a pró-reitora de Ensino da UFTM, professora Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves, o projeto de criação foi aprovado no Conselho de Ensino em 16 de novembro de 2022 e, posteriormente, encaminhado para a Proplan para deliberação no Consu.

Conforme o professor Helder Barbosa Paulino, diretor Geral do Campus Universitário de Iturama, “discussões internas no Campus de Iturama demonstraram que a região demanda cursos na área de Ciências Agrárias, sendo a região que mais produz pecuária do estado de Minas, está próxima a região produtora de peixes que é a região do Noroeste Paulista, maior produtora de peixes da América Latina” afirmando ainda que “com certeza o curso  trará muito avanço cientifico, tecnológico e desenvolvimento econômico para a região do Pontal do Triângulo Mineiro”, destacou.

Para o reitor da UFTM, professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, “a aprovação, pelo Conselho Universitário do curso de Zootecnia constitui um grande marco para a UFTM. Trata-se do primeiro passo para consolidarmos este anseio da comunidade local de termos, ao lado do curso de Agronomia, que já é reconhecido pelo MEC com a nota máxima, o curso de bacharelado em Zootecnia, consolidando a formação de novos profissionais que atuarão em conjunto aos setores do agronegócio na região e de todo o país, fomentando esse importante setor da sociedade. Mais do que isso, reforça o compromisso institucional da UFTM em  fomentar seu Campus de Iturama, tornando-o referência no ensino, pesquisa e extensão em toda a região do Pontal do Triângulo, Noroeste Paulista e Mato Grosso do Sul”.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Zootecnia, instituídas pelo Conselho Nacional de Educação/MEC, são competências e habilidades do profissional da área de Zootecnia “fomentar, planejar, coordenar e administrar programas de melhoramento genético das diferentes espécies animais de interesse econômico e de preservação, visando a maior produtividade, equilíbrio ambiental e respeitando as biodiversidades no desenvolvimento de novas biotecnologias agropecuárias;  atuar na área de nutrição e alimentação animal, utilizando conhecimentos sobre o funcionamento do organismo animal, visando ao aumento de sua produtividade e ao bem-estar animal, suprindo suas exigências, com equilíbrio fisiológico;  responder pela formulação, fabricação e controle de qualidade das dietas e rações para animais, responsabilizando-se pela eficiência nutricional das fórmulas; entre outras.

Na sequência do processo de autorização do curso nas instâncias internas da UFTM, ocorrerão os trâmites junto ao Ministério da Educação para viabilizar a proposta. Somente com a análise e a aprovação do MEC e órgãos relacionados o curso poderá ser aberto e iniciar suas atividades.

Foto: Abimael A. Rubinho/Iturama