Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Cefores implementa projeto de acompanhamento de egressos
Extensão Universitária

Cefores implementa projeto de acompanhamento de egressos

Publicado: Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 07h59

O Centro de Formação Profissional da UFTM - Cefores iniciará em 2023  atividades de acompanhamento de egressos. A iniciativa faz parte do projeto de extensão universitária “Acompanhamento do Egresso do Cefores”, aprovado por intermédio do Edital PROEXT nº 08/2022 - Concessão de Fomento Institucional a Programas e Projetos de Extensão Universitária - Vigência 2023.

Conforme o coordenador do projeto, o técnico em assuntos educacionais Alex Araújo Macedo, atualmente lotado na Coordenadoria Pedagógica do Cefores, o objetivo é instituir uma política sistemática de acompanhamento do aluno egresso do Cefores com a finalidade de coletar informações para identificar as experiências profissionais que configuram as trajetórias dos egressos, sobretudo investigar como os ex-alunos do Centro de Formação Profissional da UFTM estão inseridos no mundo do trabalho contribuindo para o desenvolvimento econômico e social  da região de Uberaba, bem como identificar  quais são as práticas educativas relevantes para a formação desses profissionais.

Próximos passos

Inicialmente serão solicitados dados e informações, por meio de formulários eletrônicos e questionários, a egressos do Cefores que, voluntariamente, subsidiarão apontamentos sobre a atual situação profissional dos participantes. Redes sociais (Linkedin, Facebook e Instagram) também constituirão parte do conjunto de canais de comunicação com a comunidade.

O projeto prevê, ainda, mais duas ações: a primeira é a criação do “Portal do Egresso”, ambiente virtual, na página institucional do Cefores/UFTM, onde serão publicados, de forma escrita e/ou em formato audiovisual, depoimentos das experiências profissionais dos egressos. A segunda ação prevista no projeto será uma “roda de conversa” dos egressos do Cefores com a comunidade acadêmica (alunos atuais, ex-alunos, professores e servidores)  por ocasião da Feira de Profissões da UFTM que acontece todos os anos. O objetivo dessa roda de conversa será a troca de experiências profissionais, análise e perspectivas do mundo do trabalho e a contribuição do Cefores na formação profissional do egresso.

O acompanhamento de egressos do Cefores, entre a ampla abrangência de suas ações, possibilitará, inclusive, a autoavaliação dos cursos e da atuação do Centro de Formação, e, consequentemente, a prospecção de novas possibilidades formativas, avaliação contínua  dos projetos pedagógicos dos cursos e futuras ações institucionais, “será possível conhecer as realidades vivenciadas pelos profissionais formados no Cefores, assim constituir verdadeira ponte entre a instituição escolar e a comunidade” destacou Alex Macedo.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Siga acompanhando o Projeto: Acompanhamento do Egresso do Cefores