Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Cirurgião lança livro sobre técnicas neuroendoscópicas utilizadas no HC-UFTM

Cirurgião lança livro sobre técnicas neuroendoscópicas utilizadas no HC-UFTM

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2017, 04h21

O médico Roberto Alexandre Dezena documentou técnicas de neurocirurgia endoscópica aperfeiçoadas pela prática, inteiramente a partir de pacientes operados no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, incluindo casos de hidrocefalia, cistos e tumores cerebrais.

Como resultado surgiu o Atlas of Endoscopic Neurosurgery of the Third Ventricle, a ser lançado pela editora acadêmica Springer durante o 9.º Workshop Internacional de Neuroendoscopia, entre os dias 5 e 7 de junho, em Montevidéu/Uruguai.

“Toda a tecnologia descrita no livro está disponível no HC-UFTM, que é referência nacional na área. Nos primeiros dois capítulos são apresentados conceitos gerais do sistema ventricular e da técnica neuroendoscópica. Nos cinco capítulos finais, são tratados aspectos anatômicos dos ventrículos cerebrais, com abordagem de técnicas cirúrgicas ilustradas por imagens intra-operatórias”, Dezena sumariza.

Segundo o autor, a obra tem potencial para alcançar impacto mundial no campo de neuroendoscopia, tendo como público-alvo neurocirurgiões, estudantes de medicina e profissionais de saúde em geral que tenham curiosidade sobre o assunto.

Unidade de Comunicação HC-UFTM