Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Discentes da UFTM participam do Projeto Rondon
Projeto Rondon

Discentes da UFTM participam do Projeto Rondon

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 11h56

Alunos de diversos cursos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro embarcaram na noite da última quarta-feira, 18 de janeiro,  rumo a Valparaíso de Goiás, para atuarem na Operação Lobo-Guará, do Projeto Rondon.

Coordenado pelas professoras do curso de Engenharia Ambiental Michele Cristina Rufino Barbosa e Bruna Vieira Cabral, participam da ação oito discentes: Larissa Mazza Crisóstomo, Deise de Sousa Carvalho, Juliana Cristina Inácio Rezende, Júlia Camilo Albino, Raiana Nalim Resende, Lara do nascimento Olímpio, Evandro Moroni Júnior e Gabriel Roel Elias Carvalho.

O grupo ficará em Valparaíso de Goiás de 22 de janeiro a 2 de fevereiro deste ano. Na oportunidade serão desenvolvidas na Escola Municipal Céu Azul várias oficinas nas áreas de cultura, direitos humanos, justiça, educação, saúde, comunicação, tecnologia, produção e meio ambiente, atividades que contemplarão público com todas as idades.

Projeto Rondon

Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com a participação de outros ministérios e com o apoio das Forças Armadas.

O Projeto Rondon constitui uma oportunidade para os jovens universitários vivenciarem diferentes realidades do nosso Brasil, colocarem em prática o que aprenderam nas salas de aula e trocarem saberes. A partir da interação com a comunidade, os rondonistas retornam à instituição e refletem sobre a sua própria construção como estudantes cidadãos e como futuros profissionais comprometidos com a busca de soluções para os problemas nacionais.

O trabalho dos universitários busca somar esforços com as autoridades municipais e com as lideranças da comunidade, a fim de contribuir com a construção da cidadania e com o desenvolvimento local sustentável, por meio de ações que melhorem a qualidade de vida da população local, a eficiência da gestão pública e das condições socioambientais e econômicas da comunidade.

Com informações da PROEXT/UFTM e do Ministério da Defesa

Fotos: Divulgação/UFTM