Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Agronomia inicia atividades de creditação da Extensão com 1o Dia de Campo de Forragicultura da UFTM

Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2023, 10h47

A creditação da extensão tem por objetivo fortalecer a tríade da educação superior, de forma a atender com completude à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O Conselho Universitário da UFTM regulamentou por meio da Resolução nº 55, de 11 de abril de 2022, atividades acadêmicas de extensão universitária (AEXT) integrada na matriz curricular dos cursos de graduação.

O curso de Agronomia já aprovou o Projeto Pedagógico de Curso - PPC e já está executando as atividades de extensão. Uma das atividades foi o evento de extensão universitária, “1o Dia de Campo de Forragicultura”, coordenado pelo professor Eric Haydt Castello Branco Van Cleef, com colaboração dos docentes Vanessa Cury Galati, Vania Maria Arantes e Flávio Hiroshi Kaneko, que aconteceu no campus de Iturama/UFTM no dia 21 de janeiro.

O evento fez parte da disciplina de Forragicultura, do 6º período de Agronomia, com a finalidade de unir atividades da disciplina com as atividades que já são previstas no Núcleo Integrado de Agricultura e Pecuária - PEC&AGRO.  O evento foi organizado pelos discentes desde a divulgação, instalação de experimentos até a condução dos tratos culturais e demonstrações.

O objetivo do evento é difundir e trocar conhecimentos acerca do cultivo de plantas forrageiras na região do Pontal do Triângulo Mineiro, envolvendo docentes, discentes e técnicos da UFTM com a comunidade externa.

O evento contou com participação de alunos e professores da UFTM, alguns produtores da região. Ocorreram demonstração técnica de canteiros cultivados com 10 espécies forrageiras dos gêneros Megathyrsus, Urochloa, Pennisetum e Cynodon as quais foram apresentadas pelos discentes matriculados na disciplina obrigatória do curso de Agronomia “Forragicultura”. Após as apresentações, ocorreu um espaço para discussão, envolvendo todos os participantes do evento, sobre assuntos que abrangem desde o preparo do solo até os manejos culturais específicos para cada uma das culturas apresentadas.

Esse projeto é piloto, uma vez que com a creditação, parte da carga horária das disciplinas do curso de Agronomia é destinada às atividades de Extensão. No caso da disciplina de forragicultura, 15% das atividades serão  de extensão. A ideia é usar o piloto como modelo para as próximas vezes que a disciplina for ofertada, e que se consiga colocar os experimentos de pesquisa que estão sendo conduzidos, os ensaios de iniciação científica, TCC, dos alunos que tiverem conduzindo que possam fazer parte e assim aumentar o evento.

Crédito fotos: Helder Barbosa Paolini