Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Acadêmicos de Agronomia do Pronera visitam Peirópolis
Pronera

Acadêmicos de Agronomia do Pronera visitam Peirópolis

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 08h59

Como parte do processo de formação, acadêmicos do curso de Agronomia/Pronera, da UFTM, Campus Iturama, realizam visita técnica à região de Uberaba e conhecem o Museu dos Dinossauros em Peirópolis.

Cerca de 30 alunos provenientes de 10 estados brasileiros, que cursam o curso de Agronomia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no Campus Iturama, através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, participaram da visita.

O itinerário dos alunos, acompanhados pela coordenadora pedagógica do Pronera – UFTM, Campus Iturama, Luci Aparecida S.B. de Faria, contou com uma visita técnica na Fazenda Boa Fé onde conheceram o sistema de ordenha em rebanho bovino, sistema de cria e recria de gado leiteiro; sistema de manejo e criação a pasto e em confinamento e sistema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Acolhida

Em Peirópolis, o grupo foi acolhido pela diretoria do Complexo Científico e Cultural de Peirópolis, reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e representantes do Pronera no Incra.

A diretora do CCCP/UFTM, Stela Mariana de Morais, assinalou a importância da visita, bem como o conhecimento que isto pode representar na formação acadêmica e profissional dos estudantes, uma vez que em Peirópolis tiveram a oportunidade de saber mais sobre solo.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Cultural, Paula Cusinato, representante do pró-reitor de Extensão, Fabrício Anibal Coradini, destacou que a cultura e a visita aos museus também são importantes na formação das pessoas, uma vez que possibilita “conhecer o passado, melhor contribuindo para a formação do futuro”.

Na oportunidade, a professora de Agroecologia da EA- UFG e coordenadora pedagógica da turma de Agronomia/INCRA- UFG -Gislene Auxiliadora Ferreira, comentou sobre a importância da turma continuar os estudos visando à conclusão do curso que deverá acontecer em 2024. “Acreditamos que se tornarão profissionais de exemplo e implantarão em suas terras, o que aprenderam na Universidade”, disse.

Já a asseguradora do Pronera no Incra Goiás/ Engenharia Agrônoma -  Nadia Maria Dal Molin, destacou a importância do Pronera na formação de muitos assentados, bem como a grande procura para a formação.

Um dos idealizadores da turma Agronomia/Pronera em Iturama e chefe da Divisão de Desenvolvimento e Educação nos Assentamentos Incra Sede Nacional -  Fabrício Souza Dias, também presente na acolhida, apreciou o interesse dos estudantes em relação ao curso e observou a importância do projeto para a formação da permanência do assentado no campo, com possibilidades de subsistência e manutenção. “Não basta assentar o homem no campo, devemos dar condições e formação para ele se manter e para isso o Pronera criado em 1998, por meio das reivindicações e pressão dos Movimentos Sociais Populares do Campo, vem se mantendo e dando a sua contribuição”.

Aos alunos e presentes, o reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Luís Fernando Resende dos Santos Anjo, destacou o papel da UFTM com a implantação do curso de agronomia/Pronera no campus Iturama e a sua importância para o contexto social. “Estamos procurando fazer o nosso papel ao contribuir para o social”, explicou.

A coordenadora pedagógica do Pronera em Iturama evidenciou os estados participantes do curso e as dificuldades que a maioria dos alunos enfrentam para se manter no curso. “É uma turma de resistência e temos certeza de que serão excelentes profissionais e saberão aplicar em suas propriedades, o que aprenderam na formação”, afirma.

O representante do colegiado do curso Agronomia/Pronera, campus Iturama, André Barbosa, morador do estado da Bahia, ao falar em nome dos colegas, ressaltou além das dificuldades a importância da formação e o apoio necessário para continuidade na formação.

Pronera – O Pronera foi instituído como política pública pela Lei 11.947, de 16 de junho de 2009 e regulamentado pelo Decreto 7.352/2010.

A regulamentação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), define objetivos, beneficiários e atribui a gestão ao Incra.

Segundo o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), entre os anos de 1998 e 2018, o Programa ofertou 499 cursos em parceria com 94 instituições de ensino, atendendo 186.734 beneficiários, desde a Educação de Jovens e Adultos (EJA) até programas de pós-graduação.

O público do programa compreende jovens e adultos das famílias atendidas pelos projetos de assentamento do Incra, professores e educadores que atuam no programa, famílias cadastradas e alunos dos cursos de especialização do Incra. Na atividade de gestão, caberá ao instituto coordenar e gerenciar os projetos, produzir manuais técnicos para as atividades, além de coordenar a comissão pedagógica nacional.

Imagens: Divulgação/UFTM