Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa Interfaces entre Artes, Ciências e Matemática inicia série de podcasts de 2023
Dia da Mulher

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2023, 15h51

Com a finalidade de celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado na última quarta-feira, 8 de março, o programa de extensão “Interfaces entre Artes, Ciências & Matemática”, por meio da ação extensionista “Usinagem no AR: as vozes das interfaces”, sob a coordenação do professor Alberto Luiz Pereira da Costa, publicou o podcast  temático “Água é sempre caminho”, com a participação da artista Viga Gordilho, instaurando a abertura da programação de 2023 da ação extensionista do Programa.

Segundo o professor Alberto, a arte tem o poder de conectar e ampliar a diversidade, portanto a ação composta por séries temáticas dos podcasts iniciados em 2020 em prol da valorização de artesãos, artistas e educadores do território de Minas Gerais com outros estados brasileiros se insere com o propósito de “dialogar: juntos distantes”.

No podcast, a artista, de forma afetiva, partilha sobre sua carreira, trajetória e, sobretudo, sua atuação nas comunidades. O episódio está organizado em cinco partes: -  1: o artista vive seu quintal; 2: Água é sempre caminho; 3: Folhas secas; 4: Patuá, segredos e afetos; 5: O artista nunca está só.

Nas palavras da própria artista durante o podcast: “Eu sempre digo aos meus alunos que o artista vive o seu quintal, seja ele físico, espiritual, mental ou fictício”. Viga também  convoca para refletir sobre a arte como ponte de aproximação, diálogo e convivência: “[...] a gente nunca está sozinha. O artista nunca está sozinho. Ele (o artista) está sempre com um livro pendurado, um arquivo pendurado, com a gaveta cheia de coisas... Ele está sempre com coisas que balizam sua pesquisa. Eu estou sempre de mãos dadas com alguém, nunca estou só.”

Ainda conforme o professor Alberto, Viga Gordilho é uma artista com atuação pioneira e inspiradora, com um fértil acervo por meio de participação em exposições nacionais e internacionais, publicações livros e artigos, transparecendo nas palavras e expressões da  artista “memórias silenciosas e escutas sensíveis”, águas dos oceanos e rios como guardiãs de uma poética do silêncio”. A interface arte e natureza está, por exemplo,  na sua obra Folhas sagradas. Viga Gordilho é artista, professora e pesquisadora, graduada em Desenho e Plástica na Escola de Belas Artes – EBA da Universidade Federal da Bahia - UFBA (1972-1975); mestra em Artes EBA/UFBA (1993-1995) e doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes – ECA/USP (2000-2003). A artista é membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) desde 1996, membro da Academia de Ciência da Bahia desde 2012. Em celebração aos cinquenta anos de carreira da artista, o Museu de Arte da Bahia realizou a exposição “ComparTRILHAmentos Poéticos - Vida e Obra”.

Para ouvir o podcast: https://podcasters.spotify.com/pod/show/usinagem-no-ar

Arte/imagem: Org. evento