Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão sobre prática de ciências na cozinha é publicado em revista científica
Extensão Universitária

Publicado: Segunda, 03 de Abril de 2017, 06h14

Uma equipe de docentes do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias, vinculada ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação – Icene da UFTM, publicou os resultados dos trabalhos referentes ao projeto de extensão "Praticando Ciências na Cozinha: rompendo com as barreiras disciplinares", contemplado com fomento do Pibex. Com carga horária de 100 horas, um curso foi ministrado ao longo do ano de 2015, com 15 participantes, dos quais 5 são externos à UFTM. A produção foi publicada na Revista Experiências em Ensino de Ciências e apresenta-se como contribuição aos docentes da Educação Básica e formadores de professores que buscam inovações nas práticas pedagógicas.

O projeto de extensão buscou integrar a comunidade acadêmica e externa por meio da discussão de conceitos científicos presentes em atividades cotidianas realizadas em um ambiente de cozinha. A ciência foi abordada de forma lúdica, interdisciplinar, investigativa e saborosa, por exemplo, no preparo de um bolo ou no aquecimento de um copo d’água no micro-ondas. O objetivo foi apresentar e discutir tais resultados, refletindo sobre as possibilidades didático-pedagógicas de se articular conhecimentos científicos e culinários na sala de aula, de modo a conferir novos significados a fórmulas, medidas, cálculos e experimentos. Entre os aspectos destacados nessa prática estão as ações contextualizadas e interdisciplinares a partir do diálogo entre os saberes da Matemática, Física, Química, Biologia e Língua Portuguesa relacionados aos presentes na rotina de uma cozinha.

Segundo os autores do artigo, “as atividades de extensão contribuem de forma dialógica para uma relação transformadora entre a universidade e sociedade. Ao articular o conhecimento científico às questões culturais no processo educativo, procura-se amenizar as desigualdades sociais buscando soluções para demandas que se apresentam no dia a dia, utilizando a criatividade e as inovações resultantes do trabalho acadêmico. Essas atividades de extensão visam, portanto, não apenas contemplar o tripé Ensino-Pesquisa-Extensão sob o qual se sustenta a Universidade, mas a promover um diálogo entre os conhecimentos produzidos pela academia e aqueles produzidos pela sociedade. Esse movimento dialógico contribui para a democratização do conhecimento e a efetiva participação da comunidade na atuação da Universidade.”

Acesse aqui o trabalho.