Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Brafitec abre processo seletivo

Brafitec abre processo seletivo

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 06h37

Está aberta a seleção para alunos matriculados no curso de graduação em Engenharia Mecânica na UFTM se candidatarem ao Programa de Cooperação Internacional Brafitec, coordenado e promovido pela Capes. O objetivo é apoiar a cooperação bilateral entre o Brasil e a França por meio de parcerias universitárias nas especialidades das engenharias, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação, as iniciativas para aproximação de estrutura e conteúdos curriculares e de metodologias de ensino. As universidades francesas parceiras da UFTM são: Institut National des Sciences Appliquées Centre Val de Loire (INSA), na cidade de Bourges, e a École Nationale de Techniques Avancées Bretagne (ENSTA), na cidade de Brest. Os alunos selecionados poderão estudar em uma delas.

Os estudantes brasileiros terão oportunidade de estudar nas universidades francesas por um ano com todas as despesas custeadas pelo governo brasileiro, como bolsas e passagens aéreas internacionais, além do auxílio-instalação e auxílio seguro-saúde. Além de realizarem parte de seus estudos na França, os alunos brasileiros também poderão fazer estágios de curta duração em empresas e laboratórios de universidades francesas. O período de vigência das bolsas de estudos é de 12 meses, com previsão de início em setembro de 2017 e término em agosto de 2018.

Professor Vitor com alunos que estão no Brafitec
Vitor Naves com os alunos Marcos Leal (esq.), e Marcelo Martins (dir.) que estão no Brafitec na ENSTA.

De acordo com o professor Vitor Tomaz Naves, do Departamento de Engenharia Mecânica e coordenador do projeto Brafitec na UFTM, existe a possibilidade da Capes aprovar o pedido de extensão do prazo para 18 meses de bolsa de estudos de 2017/2018. "Desta forma, nossos alunos terão também a oportunidade de cursar a modalidade de duplo diploma, haja vista que a UFTM assinou recentemente um acordo com a ENSTA e ainda há a possibilidade que um novo acordo seja firmado em breve com a INSA-CVL".

Alunos do Brafitec na França
Alunos Marcelo Martins, Marcos Leal, Felipe Martins e Gustavo Bugada na França.
Os dois últimos são os primeiros a concluir a dupla diplomação na ENSTA.

Programa de Mobilidade Internacional - Capes/Brafitec – FRANÇA 2017

Período de Inscrição: de 10 a 18 de abril de 2017 até às 16 horas

Local de Inscrição: Secretaria do curso de Engenharia Mecânica - tel.: 3331-3011

Documentação:
- Currículo Lattes, com toda a documentação comprobatória;
- Carta de motivação em língua portuguesa e em língua francesa, expondo os motivos e interesse em realizar a mobilidade;
- Histórico Escolar com o Rendimento Acadêmico fornecido pela UFTM e assinado pelo coordenador de curso;
- Comprovante da nota obtida no ENEM e comprovação oficial de proficiência em francês, sendo este para quem dispor no ato da inscrição.

Requisitos:
- Estar  cursando Engenharia Mecânica na UFTM;
- O candidato deve ter integralizado no mínimo 40% e, no máximo, 80% do currículo previsto para o curso, até o início da missão de estudos;
- O candidato deverá obrigatoriamente ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009.
- Apresentar Coeficiente de Rendimento Acadêmico superior a 70%.
- Possuir, no máximo, duas reprovações no Histórico Escolar, nos dois últimos semestres.
- Comprovação oficial de proficiência em francês nível B1 da Aliança Francesa, para quem dispor no ato da inscrição. A comprovação será apenas exigida no momento da inscrição junto à Capes, no início de maio de 2017.

No dia 17 de abril, será oferecido um Workshop sobre o Brafitec às 18 horas na sala C1 da Incubadora Impulso, na Unidade I da UFTM na Univerdecidade.

Fotos: Divulgação/UFTM