Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Presidente da Ebserh conheceu instalações do HC-UFTM
Hospital de Clínicas

Presidente da Ebserh conheceu instalações do HC-UFTM

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 04h29

No dia 7 de abril, o presidente e o vice-presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, respectivamente, Kleber de Melo Morais e Laedson Bezerra, realizaram sua primeira visita oficial ao Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Empossados há nove meses, os gestores foram recepcionados pela Direção do Hospital. Também fizeram parte da visita a superintendente do Hospital de Clínicas da UFMG, Luciana de Gouvêa Viana, representando o Colegiado de Superintendentes dos Hospitais da Rede Ebserh e a chefe de gabinete da Presidência da estatal, Iára Cesar Pereira Guerra.

Durante o início da manhã, a equipe visitou consultórios do Ambulatório Maria da Glória, o arquivo de prontuários hospitalares, o Laboratório de Patologia Clínica e setores como ginecologia e obstetrícia, clínicas médica e cirúrgica, ortopedia, onco-hematologia e hemodinâmica, para conhecimento da estrutura assistencial.

Às 10h30, no prédio da Reitoria, aconteceu cerimônia de recepção da Presidência, com a presença da reitora Ana Lúcia de Assis Simões, o vice-reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo e pró-reitores. Também participaram a equipe de governança do HC e o secretário municipal de Saúde de Uberaba, Iraci José de Sousa Neto. O público foi composto por trabalhadores do Hospital, além de servidores e estudantes da UFTM.

Estruturação administrativa

Iniciando as falas da Mesa Diretiva, a representante do Colegiado de Superintendentes dos Hospitais da Rede Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, elogiou o engajamento do corpo profissional do Hospital de Clínicas, que tem resultado em relevante produção assistencial e geração de conhecimento científico com qualidade reconhecida em todo o país.

O vice-presidente Laedson Bezerra, no mesmo sentido, destacou que a união em rede dos 39 hospitais ligados à Ebserh tem possibilitado a melhoria dos serviços oferecidos, com o alinhamento de estratégias de gestão de modo a otimizar o uso de recursos financeiros.

Para o superintendente do HC-UFTM, Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, a estruturação administrativa proposta pela Empresa tem ajudado a aprimorar tanto a assistência à saúde da população quanto a pesquisa e a formação de recursos humanos por meio das atividades de ensino.

Após apresentar sua trajetória como médico, professor da UFRN e superintendente da Maternidade Januário Cicco durante 12 anos, o presidente da Ebserh expôs que uma das principais propostas de sua gestão é diminuir a distância entre a sede da estatal e as unidades hospitalares a ela vinculadas.

Pronunciamento do presidente

“Temos trabalhado no sentido de agilizar as descentralizações orçamentárias do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais - Rehuf -, bem como estamos redirecionando R$ 60 milhões anteriormente destinados a projetos e à contratação de consultorias não essenciais, de modo que sejam utilizados para custeio dos hospitais da Rede”, Kléber de Melo Morais afirmou.

Morais ressaltou, ainda, que mesmo em um período de crise econômica, foi possível conseguir junto ao governo federal o aumento do orçamento anual da Ebserh, de R$ 2,9 bi em 2016 para R$ 3,6 bi em 2017. “Desta forma, temos honrado nosso compromisso de possibilitar melhorias, com modernização tecnológica e observância da contratação dos profissionais já aprovados nos concursos”, disse.

Fóruns reunindo gestores de diferentes hospitais da Rede, por área, bem como a realização de mutirões de cirurgias e atendimentos simultâneos em todo o país foram exemplos apontados por Morais de como a interligação tem melhorado o alinhamento e a comunicação interinstitucionais, de modo a qualificar práticas e processos.

“Estou encantado com tudo o que vimos hoje no Hospital de Clínicas da UFTM. É um hospital vivo, coeso, com equipes motivadas realizando um trabalho essencial para a população. Conhecer in loco cada um dos hospitais é muito importante porque confere materialidade aos projetos levados até à sede, estimulando a busca por recursos para investimentos em obras e aquisições”, finalizou.

Balanço

Encerrando as falas da Mesa, a reitora Ana Lúcia de Assis Simões relembrou a adesão à Ebserh firmada pela UFTM em janeiro de 2013 e ponderou que os resultados hoje observados indicam ter se tratado de uma decisão acertada, que assegurou a segurança jurídica para manutenção da assistência de alta complexidade à saúde de uma população superior a um milhão de habitantes, de 27 municípios.

“O avanço considerável em nosso parque tecnológico e a consolidação na oferta de serviços de saúde pública é uma conquista a ser preservada. Independente do vínculo de contratação de cada trabalhador, o desempenho das equipes deve estar focado na UFTM como um complexo de ensino, pesquisa, saúde e extensão formado por todos nós, em conjunto”, definiu a reitora.

Desfeita a Mesa Diretiva, o evento contou com apresentações de dois projetos estratégicos: a enfermeira epidemiologista clínica Fernanda Carolina Camargo apresentou o Centro de Atenção Integrada em Saúde - Cais -, já o Programa de Atenção Domiciliar foi tema para o enfermeiro Edward Meirelles de Oliveira.

[Para fotos em alta definição acesse aqui ]

Unidade de Comunicação HC-UFTM