Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professora do Serviço Social pesquisou assentamentos rurais em Uberaba
Início do conteúdo da página
Publicação

Professora do Serviço Social pesquisou assentamentos rurais em Uberaba

Publicado: Segunda, 10 de Abril de 2017, 07h16

Gabriela Abrahão Masson, docente do Departamento de Serviço Social da UFTM, defendeu tese de doutorado na Unesp de Franca sobre a reforma agrária enquanto política pública nos assentamentos rurais de Uberaba. Ela analisou os assentamentos “Tereza do cedro” e “Dandara” que têm, respectivamente, 26 e 14 famílias assentadas. Foram realizadas entrevistas gravadas transcritas na íntegra e incorporadas ao longo da tese da pesquisadora, juntamente com o referencial teórico, bem como pesquisas documentais sobre a questão agrária em Uberaba, agricultura, organização e mobilização dos movimentos sociais.

Assentamento Tereza do Cedro
Área do assentamento Tereza do cedro

Entre as conclusões da pesquisa, verificou-se uma produção agrícola diversificada. "A pecuária leiteira se destaca nos dois assentamentos estando presente em 70% dos lotes do Dandara e 91,66% do Tereza do cedro, bem como a produção de frutíferas em 70% e 81,81%, respectivamente e hortaliças em 60% de ambos os lotes. Esta produção diversificada é a base da alimentação das famílias assentadas, que por sua vez recorrem pouco ao mercado para a manutenção da alimentação e vivem da agricultura camponesa que necessita de organização/investimentos no município" afirmou a docente.

Área do assentamento Dandara
Área do assentamento Dandara

Para a autora, diante dos desafios impostos pela estrutura de sociedade, pela “não reforma agrária”, as famílias dos assentamentos rurais Tereza do Cedro e Dandara resistem, reinventam e engendram uma agricultura familiar camponesa, de base familiar cuja renda total é produzida predominantemente pelo trabalho dos membros da família. "A Reforma Agrária Social que tem se materializado em detrimento a uma reforma agrária redistributiva nos assentamentos estudados, ainda possibilita aos assentados  uma relação orgânica com a natureza por meio do trabalho realizado no lote e maior controle sobre o processo de trabalho, que cria valor de uso para a satisfação das necessidades naturais e básicas sem estas estarem majoritariamente à mercê da satisfação via mercado, como nos centros urbanos", concluiu Gabriela Masson.

Para saber mais, acesse a tese aqui.

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página