Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe Triângulo Verde da UFTM se supera na Competição Shell Eco-Marathon
Extensão Universitária

Equipe Triângulo Verde da UFTM se supera na Competição Shell Eco-Marathon

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 09h44

Entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, a Equipe Triângulo Verde de Eficiência Energética, projeto de extensão universitária da UFTM, esteve no Rio de Janeiro onde participou da competição internacional Shell Eco-Marathon Brazil 2023 e ficou entre as melhores da América Latina em sua categoria. Atualmente, a equipe é coordenada pelos docentes Tobias Anderson Guimarães e Marcos Massao Shimano do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM.

“A Equipe, que não participava da competição desde 2018 e não havia conseguido passar da inspeção técnica nas duas últimas vezes em que participou, superou-se nesta edição passando pela primeira vez na inspeção técnica com o veículo injetado eletronicamente, uma fase considerada a mais difícil pelos próprios organizadores do evento”, explicou Shimano.

Com o resultado, conseguiu ir para pista onde competiu arduamente com outra equipe para o 3⁰ lugar. Porém, ambas não conseguiram completar as dez voltas obrigatórias. “Nesse contexto, a Equipe Triângulo Verde ficou entre as melhores da América Latina em sua categoria que é a de combustão interna. Nesta edição, apenas duas equipes da categoria completaram as dez voltas”, contou o professor Tobias.

A estadia dos integrantes da equipe, o transporte dos membros, do veículo e equipamentos até o Rio de Janeiro foram fomentados pela UFTM. Segundo o capitão da equipe, Gabriel Rassi, “é extremamente satisfatório poder colher esses resultados após todo o trabalho e esforço de cada membro. Hoje, somos uma equipe reestruturada entre as melhores do continente com um carro capaz de competir de frente com outras equipes mais consolidadas. Ano que vem estaremos ainda mais fortes. Fica meu agradecimento à UFTM, todos os apoiadores e patrocinadores, professores e amigos que auxiliaram e torceram por nós".

Sobre a competição

A competição Shell Eco-Marathon é um evento global que busca eficiência energética e se estende por três continentes (Ásia,  Américas e  Europa) com eventos anuais. Sendo realizada no Brasil, a edição da América Latina reúne equipes de extensão universitária da Argentina, Bolívia, Colômbia, México e Peru. Ganha a equipe que percorrer a maior distância possível com a menor quantidade de energia.

A equipe e o veículo

A equipe ficou com apenas dois membros e quase deixou de existir durante o período da pandemia do Covid-19. Com a volta das atividades presenciais, a equipe foi organizada, e com ingresso de mais oito membros, o Projeto Fênix, que também nomeia o carro, foi implementado.

Desde então, foram diferentes desafios financeiros e de projeto até a competição. A equipe destacou o trabalho em sintonia, apostando e inovando com peças em 3D, buscou e conseguiu meios para a construção e aprimoramento do veículo. No trabalho técnico, investiram na pressurização do sistema de combustão, no suporte e manga para fixação das rodas, sistema de frenagem hidráulico, instalação da injeção eletrônica, construção da carenagem, entre outros. O resultado foi verificado na última competição.

O contato da equipe nas redes sociais é pelo Instagram: @etv_uftm

Visibilidade

A história da Equipe Triângulo Verde de Eficiência Energética e seus resultados despertou o interesse da própria Shell e de veículos de comunicação que publicaram notícias com menção à participação da equipe, divulgando o nome do time do projeto de extensão e da UFTM.

Fotos: Divulgação/UFTM