Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de ensino expõe ilustrações sobre cursos da UFTM

Projeto de ensino expõe ilustrações sobre cursos da UFTM

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 11h29

O projeto de ensino “Galeria dos Cursos da UFTM”, coordenado pelo Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas (Departamento de Engenharia Civil) e Campus Universitário de Iturama (DGLAB e Curso de Ciências Biológicas), iniciou uma exposição que mostra as habilidades artísticas de servidores e alunos da UFTM em forma de ilustrações representativas dos cursos técnicos e de graduação ofertados pela Universidade. A mostra é aberta à comunidade e se encontra no corredor da PROENS/PROEXT/PROPPG - 1º andar do prédio da Reitoria, Av. Frei Paulino, 30.

O objetivo principal desse projeto de ensino é a elaboração de ilustrações inéditas que representem os cursos técnicos e de graduação da UFTM e a exposição das artes em um local acessível à comunidade interna e externa à UFTM.

As ilustrações foram elaboradas segundo o padrão "monocromático", com a utilização de penas e canetas recarregáveis e descartáveis de tinta nanquim, com técnicas de ilustração isoladas e/ou combinadas como o pontilismo e a hachura, tendo como canvas papel cartolina de gramatura 150g/m² no formato 20x25 cm.

“O intuito da galeria é trazer a arte e a cultura, e ao mesmo tempo a sensação de pertencimento à Universidade pela comunidade interna que se deparar com este trabalho e também a apreciação da comunidade externa que, de algum jeito, poderá ser tocada pela arte, pois é uma forma de comunicação e de divulgação do que a UFTM pode oferecer. Nesta etapa do projeto de ensino, estamos realizando a avaliação da exposição das ilustrações dos cursos”, afirmou a docente Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves, coordenadora do projeto.

A avaliação é feita por meio do preenchimento pelos visitantes de um formulário eletrônico. As informações serão incluídas no relatório final do projeto, utilizadas para propor melhorias e apresentar o projeto na JIEPE 2023.

Confira o link do formulário: https://forms.gle/x7sp1MGvi9itvFHu9

Fotos: Alessandra Beatriz Carneiro Gonçalves Alves/UFTM
Autores/Artistas: Eduardo João Pereira Júnior, Vitor Luís Masson, Driélli Caroline Pedrobon, Elizabeth Lara Machado e Paula Cristina Chagas do Carmos.