Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Viagem de Estudos e Atividade de Campo PIBID/UFTM
PIBID/UFTM - Iturama

Viagem de Estudos e Atividade de Campo PIBID/UFTM

Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 13h30

No início de setembro, licenciandos, bolsistas, supervisores e coordenadores de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFTM) dos cursos de Química e Ciências Biológicas do Campus Universitário de Iturama, coordenados pelo Prof. James Rogado e Profa. Fabiana Aparecida Hencklein, embarcaram em uma jornada de imersão formativa em São Carlos - SP.

A atividade de campo, realizada nos dias 5 e 6 de setembro de 2023, teve como objetivo principal promover a interdisciplinaridade e a integração entre os participantes, proporcionando uma experiência enriquecedora na área da educação e divulgação científica.

No primeiro dia da viagem, os participantes tiveram a oportunidade de visitar a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A Profa. Dra. Karina Omuro Lupetti, coordenadora do Programa de Extensão Universitária "Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica", conduziu as atividades, que incluíram uma visita monitorada ao Departamento de Química, Laboratório, Biblioteca e outros setores da instituição.

O "Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica" recebeu esse nome de origem grega, que significa "aquela que devora a própria cauda", representando o ciclo da evolução, movimento e retorno. Durante a visita, os participantes puderam se envolver em diversas ações, como a criação de histórias em quadrinhos (mangá) para divulgar ciência e arte, exploração da gastronomia molecular, oficinas teatrais e de técnicas de divulgação científica, entre outras atividades. A jornada formativa culminou com uma visita ao Observatório Astronômico da UFSCar, proporcionando uma experiência enriquecedora sobre o cosmos.

No segundo dia, as atividades se deslocaram para o Centro de Divulgação Científico Cultural (CDCC/USP), onde os participantes foram recepcionados pelas Profas. Dras. Nelma Regina Segnini Bossolan, Silvia Aparecida Martins dos Santos, Angelina Sofia Orlandi e pelos monitores do CDCC. Lá, os participantes tiveram a chance de explorar várias áreas da ciência, incluindo experimentos ao ar livre no Jardim da Percepção, aprendizado sobre agroecologia no Quintal Agroecológico e experiências impressionantes na Sala da Eletricidade.

Outros pontos altos incluíram a exploração do corpo humano na exposição "Mulher Transparente", o Espaço Interativo de Ciências (EIC) com tópicos que vão desde biologia molecular estrutural até microbiologia, além de uma experiência única na Casa Maluca, onde conceitos de mecânica estática e dinâmica foram explorados.

A viagem de estudos e atividade de campo contou com o apoio constante da Coordenação Institucional do PIBID e da Pró-Reitoria de Ensino da UFTM, demonstrando o compromisso com a formação dos bolsistas-licenciandos, que representam o futuro da educação nas áreas de Química e Ciências Biológicas do Campus Universitário de Iturama.

Essa jornada de imersão reforçou a importância da integração entre a teoria acadêmica e a prática educacional, enriquecendo o conhecimento dos futuros educadores e fomentando a paixão pela divulgação científica. A experiência em São Carlos serviu como um lembrete inspirador de que a educação vai além das salas de aula e laboratórios, abrindo portas para um mundo de descobertas e possibilidades.

Veja as fotos da viagem (Fotos: Acervo PIBID/UFTM)