Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM é contemplada em chamada pública para instalação de praça de ciência em Peirópolis
Peirópolis

Publicado: Sexta, 22 de Setembro de 2023, 07h34

Recentemente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou a Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CT-VERDE AMARELO com o intuito de fomentar o Programa Praças da Ciência em Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e Espaços Científicos Culturais. A UFTM  participou e foi contemplada com a aprovação do projeto de praça da ciência “Dinogarden: uma praça sociocientífica e cultural”, a ser  instalada em Peirópolis, mais especificamente nos jardins do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) – Museu dos Dinossauros.

Local onde será instalada a praça do Dinogarden
Local onde será instalado o Dinogarden

Participaram do edital propostas de todas as regiões do país. A proposta da UFTM foi a 1ª colocada no Estado de Minas Gerais e a 5ª em  âmbito nacional. Ao todo, os recursos para o projeto ultrapassam meio milhão de reais, sendo recursos da FINEP (R$ 287.634,57), contrapartidas e manutenção do espaço.

O edital pontua que um dos objetivos é “criar novas oportunidades para que crianças e jovens possam compreender o mundo ao seu redor e refletir sobre os diversos campos do saber, além de estimular o intercâmbio entre a produção do conhecimento científico e tecnológico”.

Local de instalação do Dinogarden

Para o professor Pedro Colombo, coordenador da proposta aprovada, “este resultado vem evidenciar o grande potencial da região e, em especial, de Peirópolis, para o desenvolvimento de ações de popularização da ciência e da tecnologia. Agrega também as ações para o reconhecimento do “Geoparque Uberaba - Terra de Gigantes” na região do Triângulo Mineiro”.

Na proposta “Dinogarden”, os visitantes encontrarão diversas atividades interativas e com acessibilidade, na forma de brinquedos didático-lúdico-científicos em exposições permanentes. Serão brincadeiras comumente encontradas em centros de ciências, como telefone sem fio – o som que se propaga; carrossel com brincadeira de girar (acessibilidade); relógio do sol; balanço didático que permite a interação entre cadeirante e acompanhante (acessibilidade); vai e volta - pêndulos humanos; gangorra - quem vai subir; além de outras atividades temporárias oferecidas à população, como observação do céu noturno e caixas de escavações (simulação na localização de fósseis).

O professor ressalta que a aprovação de uma proprosta dessa magnitude só foi possível a partir de um trabalho coletivo e de parcerias. O grupo de trabalho da UFTM, que idealizou a proposta, foi composto por docentes  e técnicos administrativos de diferentes institutos e setores da Universidade, sendo os docentes Pedro Donizete Colombo Junior, Marcos Dionizio Moreira, Thiago da Silva Marinho, Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, Carlo José Freire de  Oliveira, Angelica de Oliveira Gomes e os técnicos administrativos Stela Mariana de Morais, Diogo Nobre da Silva e João de Magalhães Lopes. Também integram a equipe mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) e professores da rede pública de ensino. Também contribuíram com o delineamento do plano de comunicação e com o projeto arquitetônico do espaço  os setores de Serviço de Mídia e Extensão em Cultura e de Planejamento e Infraestrutura da UFTM, por meio das servidoras Aparecida Rosário de Oliveira Silva e Veruska Bichuette Custodio.

Equipe idealizadora do Dinogarden
Da esquerda para a direita (cima para baixo): Daniel Fernando Bovolenta Ovigli, João de Magalhães Lopes, Angelica de Oliveira Gomes, Pedro Donizete Colombo Junior, Marcos Dionizio Moreira, Stela Mariana de Morais, Thiago da Silva Marinho, Diogo Nobre da Silva, Carlo José Freire de Oliveira

Para a equipe idealizadora da proposta, o “Dinogarden” será um espaço de promoção do conhecimento, em que a popularização da ciência e da tecnologia se fará presente a partir de diferentes oportunidades de interação entre o público visitante, mediadores e os objetos em exposição. O espaço nasce com o propósito de agregar a possibilidade de as pessoas ampliarem seu conhecimento a partir de atividades e brinquedos didáticos, lúdicos e interativos que abrangem diferentes temas e áreas do conhecimento. “Espera-se que seja um espaço que some às atividades já desenvolvidas pelo Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP), figurando-se como mais uma possibilidade de maximizar a relação entre a Universidade e a sociedade”, afirmou Pedro.

Em âmbito institucional, a proposta teve a participação de diferentes segmentos, contando com o apoio da Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis (AASPP), da Fundação de Apoio Universitário (FAU), da Prefeitura de Uberaba, Superintendência Regional de Ensino de Uberaba (SRE) e Ministério Público. A expectativa é que a instalação do “Dinogarden” se inicie tão logo sejam liberados os recursos da FINEP e que conte com mediadores - bolsistas de extensão e/ou ensino da UFTM - no atendimento ao público visitante.

Página da FINEP com o resultado final das propostas recomendadas em 20 de setembro de 2023:

Fotos: arquivo pessoal de Pedro Colombo/UFTM