Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de ensino destacará perfil profissional de cursos da UFTM

Projeto de ensino destacará perfil profissional de cursos da UFTM

Publicado: Segunda, 25 de Setembro de 2023, 10h50

Com o objetivo de divulgar o perfil profissional dos cursos técnicos e de graduação da UFTM, o projeto de ensino denominado “UFTM: sua profissão aqui”, desenvolvido no âmbito da Divisão de Apoio ao Ensino - DAEN do Departamento de Gestão do Ensino - DGE/PROENS, iniciará um ciclo de entrevistas com docentes e discentes de curso técnicos e de graduação.

Para discorrer sobre cada curso da UFTM, serão convidados professores com expertise e experiência profissional na área do curso, indicados por meio das coordenações de curso, e alunos que estejam cursando estágio ou o tenham finalizado recentemente para que possam expressar suas impressões, experiências e expectativas. A proposta é de que aproximadamente a cada 15 dias uma matéria sobre um curso seja publicada e afixada em banner do portal institucional e disponibilizada posteriormente por meio de arquivo/listagem on-line.

O primeiro curso participante será o de Agronomia, do Campus Universitário de Iturama, alternando-se, na sequência, com cursos do Centro de Formação Profissional - Cefores e entre os cursos de graduação dos institutos da UFTM.

Conforme o coordenador do projeto, Julio Cesar Oliveira Bernardo, técnico em assuntos educacionais na DAEN, colaborar com informações para orientação vocacional e propiciar aclaramento sobre percepções dos cursos oferecidos devem ser ações efetivas e rotineiras no âmbito da Instituição. “Acreditamos que ações como esta podem, não só consolidar o compromisso e envolver aqueles que já são alunos, mas instigar também aqueles que estejam refletindo sobre qual profissão escolher”, destacou Julio, registrando também o agradecimento à receptividade do projeto pela diretora da DAEN, Marília Gabriela, e diretora do DGE, professora Cláudia Bovo.

O projeto está no âmbito da Pró-reitoria de Ensino - PROENS, por meio da DAEN e do DGE, e conta com a parceria da Comunicação Social e do Cefores.

A professora Patrícia Maria Vieira, pró-reitora de Ensino da UFTM, ratificou que o “UFTM: sua profissão aqui” será um diferencial que oportunizará importantes informações sobre cursos técnicos e de graduação da Instituição, inclusive sobre estágios curriculares obrigatórios com uma visão do contexto prático, “o projeto permitirá que a comunidade acadêmica conheça de forma mais abrangente a realidade da atuação em diversas profissões. Além disso, estimulará o interesse tanto dentro quanto fora da universidade por uma ampla gama de cursos oferecidos pela UFTM”, finalizou.