Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Setembro Verde - Música e homenagens marcam a celebração do Dia Nacional de Doação de Órgãos no HC-UFTM
Hospital de Clínicas

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 10h12

Banda de Músicos do 4º Batalhão da Polícia Militar de Uberaba encantou quem esteve presente no Hospital de Clínicas da UFTM, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), na manhã desta quarta-feira (27). A apresentação deu o tom à celebração do Dia Nacional de Doação de Órgãos, organizada pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT) do HC-UFTM.

O evento teve a participação dos gerentes do HC-UFTM, Luiz Antônio Pertili (Gerência de Atenção à Saúde) e Marlene Cabrine dos Santos Silva (Gerente de Ensino e Pesquisa), da superintendente, Luciana de Almeida Silva Teixeira, da reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo e da vereadora, Luciene Fachineli.

O coordenador do CIHDOTT, Ilídio Antunes de Oliveira Júnior, agradeceu a presença e o apoio dado ao projeto Vida pela Vida que, desde janeiro de 2001, realiza trabalho de orientação e sensibilização sobre doação de órgãos não só em Uberaba, mas também na cidade de Conceição das Alagoas e em municípios da macrorregião Triângulo Sul, atendidos pelo HC-UFTM.

Ao relembrar como foi o início da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos no HC-UFTM, o coordenador do CIHDOTT se emocionou e agradeceu a todos que o apoiaram naquele momento. “No início alguns acharam que eu estava louco por encarar esse desafio, mas hoje vejo que foi uma loucura que deu certo. Agradeço muito a todo apoio que recebi de todos os gestores da FMTM, UFTM e agora HC-UFTM/Ebserh.”

União, essa foi a característica atribuída pela superintendente do HC, Luciana de Almeida Silva Teixeira, ao trabalho desenvolvido pelo Dr. Ilídio e toda a equipe do CIHDOTT, que agrega hospital, comunidade, prefeitura e universidade. “É uma alegria ver como o dr. Ilídio e sua equipe conseguiram, com sua capacidade de agregar, um momento onde a gente consegue celebrar em conjunto essa união e a vida representada pela doação de órgãos, realmente é um momento muito especial”, declarou Luciana.

Manifestar o desejo de se tornar doador de órgãos é uma maneira de ajudar os familiares a tomarem essa decisão. E assim foi feito pela prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, em seu discurso. “Sim, sou doadora de órgãos e vamos trabalhar para que cada uberabense tenha essa consciência”, afirmou Elisa.

A prefeita anunciou ainda a criação, por iniciativa da vereadora Luciene Fachineli, de um projeto de lei que visa levar para as escolas municipais a discussão sobre doação de órgãos. O projeto foi votado e aprovado nesta quarta-feira (27), na Câmara Municipal de Uberaba.

Aproveitando a informação dada pela chefe do executivo uberabense, a reitora da UFTM, Marinalva Barbosa, destacou a importância da educação e da disseminação de informações sobre esse tema, que muitas vezes se torna um tabu na sociedade. “Para nós avançarmos em algo tão fundamental nós precisamos de políticas que se voltem para o papel educacional, em que o conhecimento vence as dúvidas sem uma ruptura com os valores e cultura da nossa sociedade”, enfatizou Marinalva.

Ao final dos discursos, foi realizada uma bênção ecumênica pelo arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes e pelo pastor da Igreja Presbiteriana, Cleber Macedo. Em seguida foi feita homenagem ao médico, Shigueo Iwamoto, pioneiro na implantação do serviço de transplante renal no HC-UFTM na década de 80.

Fonte e imagem: Unidade de Comunicação Regional 19 (HU-UFTM)