Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > IV Semana acadêmica do LECampo promove interação e reflexão sobre educação
LECampo

IV Semana acadêmica do LECampo promove interação e reflexão sobre educação

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 15h15

Durante os dias 20 a 23 de setembro de 2023, o curso de Licenciatura em Educação do Campo (LECampo) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) promoveu a IV Semana Acadêmica, um evento presencial que abriu suas atividades à comunidade interna e externa da instituição.

Com o objetivo central de fortalecer a formação de professores do campo e integrar saberes originários dessas regiões com as demandas da educação rural, a IV Semana LECampo adotou o tema "Educação Básica do Campo: da escola pensada à escola vivida".

O evento contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas, incluindo estudantes e docentes, que prestigiaram mesas de palestras, oficinas e uma noite cultural. Além disso, foram apresentadas 27 comunicações orais, resultado de atividades formativas do curso, abordando práticas sociais do campo e sua relação com a educação em ciências e matemática, incluindo tópicos como a produção do polvilho, apicultura, piscicultura e manifestações culturais, como folias de reis.

A mesa de abertura discutiu a curricularização do Ensino Médio, enquanto a mesa de encerramento abordou os desafios e as possibilidades para a construção da escola do campo. Além disso, foram oferecidas cinco oficinas com tópicos variados, incluindo a educação nas periferias e do campo, a etnomatemática e o artesanato local, o feminismo, a Escola Família Agrícola (EFAs) e sua luta pela educação rural, bem como a importância da arte e cultura na educação do campo.

A V Semana LECampo está prevista para o ano de 2024 e será um evento comemorativo pelos 10 anos de existência do curso na UFTM.