Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Campus de Iturama realizou o Projeto Setembro Surdo
Iturama

Campus de Iturama realizou o Projeto Setembro Surdo

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 08h02

Docentes, discentes e servidores técnicos do campus de Iturama/UFTM participaram do Projeto Setembro Surdo. A proposta do Projeto é celebrar as conquistas da comunidade Surda ao longo dos anos, especialmente em relação à garantia de seus direitos. A equipe da Assessoria Pedagógica (ASPED) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Campus Iturama destacou a importância dessa troca de experiências, enfatizando que os discentes Surdos veem a UFTM Campus Iturama como uma significativa oportunidade de acesso ao ensino superior.

Atividades do Projeto

No dia 26 de setembro foi ministrada a palestra "A inclusão dos Surdos na Universidade", pela da professora Geyse Araújo e pelas Intérpretes Daniela Kamimura e Camila Tibery. Durante o evento, foram abordados temas pertinentes à realidade do discente surdo, o papel fundamental dos intérpretes, as possibilidades de ingresso no ensino superior, permanência e progressão desse público no Campus, além da troca de experiências.

No dia 3 de outubro, o Serviço de Apoio à Acessibilidade e Inclusão (SACEI) organizou uma atividade com a comunidade surda, com a presença de discentes surdos e intérpretes. O objetivo foi apresentar a Universidade, realizar atividades interativas no Laboratório de Ensino e mostrar que a UFTM é uma instituição de ensino superior inclusiva e que oferece as condições necessárias para oferecer ensino de qualidade à comunidade surda.

Imagens: Campus Iturama/UFTM

Assunto(s): Setembro Surdo , inclusão , Iturama