Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto da LECampo/UFTM realiza pesquisa em escola do campo e participa do evento Terreiro Cultural
LECampo

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 09h36

O projeto de “Educação do Campo”, coordenado pelo professor José Henrique S. Néspoli, docente do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFTM, participou do evento “Terreiro Cultural” e realizou pesquisas de campo na Escola Família Agrícola de Natalândia (EFAN), localizada na cidade de Natalândia, região noroeste de Minas Gerais. As atividades estão vinculadas ao desenvolvimento do projeto “Educação do campo: saberes e práticas de formação nas relações discursivas entre trabalho, educação, letramentos e agroecologia”, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), em que participam professores, pesquisadores e estudantes de diversas universidades (UEMG, UFTM, UFVJM) e organizações sociais do campo (MST, MAM, EFAs, etc), com o objetivo de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a melhoria da qualidade de ensino ofertada às populações do campo.

Na ocasião da visita a EFAN, realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, o professor José Néspoli, representou a Lecampo/UFTM no painel de debate “Agricultura Familiar Camponesa, juventudes, direito à terra e à Educação do Campo”, que contou com a presença de autoridades locais, movimentos sociais, sindicatos, políticos e representantes do MEC. Participou também de conversas com dirigentes da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola (AMEFA) e dialogou sobre as necessidades e desafios das Escolas da Família Agrícola (EFAs) na atualidade.

Na visita de campo, também participou do “Terreiro Cultural”, evento organizado pela escola e aberto para a comunidade. Neste evento, a escola EFAN organizou uma série de apresentações culturais, principalmente oriundas do universo da cultura popular e camponesa, tendo em vista fortalecer, valorizar e divulgar a diversidade da cultura brasileira e suas manifestações artísticas e culturais. Nesta edição do “Terreiro Cultural” da EFAN ocorreram apresentações de Folia de Reis, quadrilhas, Maculelê, cirandas e danças de roda, Boi Bumbá, Dança do Pilão, Orquestra de violeiros, Caretada (dança tradicional quilombola), Rei dos cacetes (dança tradicional), entre outras.

As Escolas da Família Agrícola são um modelo de educação humanista e integral, que vai além de uma abordagem conteudista e tradicional do ensino, e apresentam uma proposta de educação transformadora para as crianças, jovens e adultos do campo, trabalhando uma visão integral do ser humano, envolvendo além do estudo, práticas de trabalho coletivo, cultura, arte, dança, poesia, esporte, política, movimentos sociais, entre outros, ou seja, uma proposta de educação integral e libertadora para o campo. “O Terreiro Cultural é uma importante experiência de como a escola e a educação podem trabalhar junto à sociedade o tema da pluralidade cultural e da valorização da diversidade, contribuindo para combater os preconceitos existentes e o desconhecimento em relação às manifestações artísticas e culturais do povo brasileiro”, concluiu Néspoli.

Imagens: Licenciatura em Educação do Campo/UFTM