Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão realiza exposição de esculturas na biblioteca da Univerdecidade
Cultura

Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 09h52

exposição de escultura mutações

A comunidade universitária da UFTM pode visitar a exposição de esculturas “Mutações”, do artista Antônio Noronha, na Biblioteca Setorial da unidade Univerdecidade da UFTM, de 5 a 31 de outubro, das 8 às 21 horas. A mostra é parte do projeto de extensão “Formação Cultural no ICENE”, em parceria com a Biblioteca Setorial/Campus Univerdecidade, coordenado pela Assessoria de Assuntos Educacionais do ICENE.

O projeto pretende oportunizar experiências formativas a toda comunidade acadêmica, tendo em vista a formação cultural como o processo pelo qual o indivíduo se conecta com o mundo da cultura, que é um espaço de diferentes leituras e interpretações do real e concretizado nas artes.

Sobre o artista

Antônio Noronha é natural de Estômbar, Portugal. Radicado no Brasil desde 1975, residiu e desenvolveu projetos arquitetônicos e artísticos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2014 transferiu sua residência para Uberaba, onde reside e desenvolve trabalhos de escultura, pintura, prosa e poesia. É graduado em Arquitetura e Urbanismo; Museologia e História da Arte, estudou na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro sob a tutela do pintor Antenor Finatti.

Sobre a exposição Mutações

Por meio da aplicação de técnicas do figurativismo e do construtivismo – movimento do qual é um dos seguidores, tradição trazida da arquitetura –, consolida a sua visão geométrica construtiva no desenvolvimento das formas simples, geometria lúdica, básica sem pretensões figurativas, ainda que tal possa surgir na análise do espectador. “A cor por vezes impactante, desconcerta a seriedade da forma de maneira alegre e envolvente, além do uso, com equilíbrio, do envelhecimento artificial, através da ferrugem precipitada no aço propiciando uma reanálise da obra com certa dramaticidade provocativa. Assim surge a transformação do aço em algo leve e delicado”, explicam os organizadores. Artista é hábil na técnica das “dobragens” e o uso da curva, aliado à tridimensionalidade, das peças que compõem a Mostra.

Certificação

A participação dos estudantes será certificada. Para receber certificado de duas horas por participação de Exposição Artística e Cultural basta enviar um texto de 10 a 15 linhas relatando as impressões, sentimentos e apreciação sobre a produção do artista para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.