Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Aberto grupo de acolhimento para estudantes que vão se formar

Aberto grupo de acolhimento para estudantes que vão se formar

Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2023, 09h59

Os estudantes do último ano dos cursos de graduação e técnicos da UFTM podem se inscrever no Grupo: "Vou me formar, e agora?", que tem o objetivo de acolher as demandas e os sentimentos vividos no processo de finalização do curso, além de promover um espaço de compartilhamento de experiências e preparação para o mercado de trabalho.

Coordenado pela Divisão de Atenção Estudantil em Saúde (DIAES) da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis, o grupo aberto com vagas limitadas, e prevê seis encontro temáticos, com duração de uma hora e meia, no Centro Educacional e outros seis na unidade da UFTM na Univerdecidade. Confira a programação:

De acordo com a Divisão, a ideia do grupo surgiu diante da constatação de uma grande demanda para acolhimento e atendimento psicológico neste período da graduação. “Sabemos que o final do curso é repleto de sentimentos contraditórios: representa, ao mesmo tempo, uma grande conquista e uma difícil despedida. Como a maior parte dos rituais importantes da vida, a formatura é uma experiência que mistura sentimentos de conquista e de luto, abrindo espaço para uma série de perguntas que podem gerar bastante ansiedade. Desta forma, propomos a realização de encontros semanais nos meses de outubro, novembro e dezembro, conforme consta no cronograma, em grupo. O grupo pode proporcionar um espaço de acolhimento e de percepção de que não estamos tão sozinhos com nossas angústias”, explicou Carolina Martins Pereira Alves, psicóloga da Divisão de Atenção Estudantil em Saúde - DIAES. Serão encontros temáticos em que os participantes poderão apresentar seus questionamentos e sentimentos a respeito de cada um dos temas, culminando no encerramento com uma oficina que leva a olhar para o que foi construído até o momento e as expectativas diante do futuro.

As inscrições serão realizadas por formulário do Google Forms: https://forms.gle/JMYqdqw42M9ksfDa9

Contato da DIAES: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (34)3700-6620. Falar com Carolina Martins Pereira Alves ou Paula Fuchs (psicólogas)