Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto institucional de criação de centro multiusuário de pesquisa é aprovado pela Fapemig
Pesquisa

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 10h13

O Projeto institucional da UFTM de criação do Centro multiusuário de pesquisa aplicado às tecnologias ômicas, citometria de fluxo, biologia molecular, aquisição e processamento de imagens da UFTM (Centro multiusuário Prof. Dr. Aluízio Prata) foi aprovado no edital 03/2023 - Programa Institucional de consolidação da Pesquisa Científica e Tecnológica da FAPEMIG.

Centro de Pesquisa Aluizio Rosa Prata

O projeto conta com pesquisadores de quatro institutos do campus sede em Uberaba e com professores do campus de Iturama. Será um espaço multiuso aplicado a diferentes áreas do conhecimento atendendo centenas de discentes, técnicos-administrativos e docentes de dentro e de fora da instituição. O valor aprovado no edital foi de R$ 3.975.679,82.

O objetivo do projeto é equipar uma instalação (facility) no prédio de pesquisa Aluízio Prata contendo equipamentos sofisticados de maneira a integrar, num único espaço físico, metodologias e tecnologias científicas aplicadas enquanto presta serviços para a comunidade externa à Instituição. Na prática, a UFTM já possui alguns equipamentos que estão distribuídos em diferentes locais da Instituição e muito da estrutura organizacional e equipamentos ou acessórios faltam ou estão desatualizados.

Num primeiro momento, a intenção da proposta foi solicitar recursos para comprar equipamentos únicos ou que complementassem o funcionamento dos equipamentos já existentes. Num segundo momento, pretende-se fazer com que estes equipamentos estejam funcionando de maneira interligada e disponível para uso da Instituição e comunidade externa. O ambiente ficará no prédio de pesquisa que recebeu o nome de Aluízio Rosa Prata, em homenagem a um importante pesquisador, médico e ex-professor da UFTM que se dedicou ao estudo e pesquisas sobre doenças tropicais e trouxe importantes contribuições para a medicina e ciências da saúde para além das fronteiras brasileiras.

O projeto foi enviado para a chamada 03/2023 - FAPEMIG - Programa Institucional de Consolidação da Pesquisa Científica e Tecnológica no mês de abril de 2023 e foi aprovado como prioridade 2 na primeira avaliação de maneira a não ter sido contemplado financeiramente no primeiro momento. No dia 5 de outubro de 2023, a FAPEMIG comunicou o aporte extra de 26 milhões de reais para a respectiva chamada de maneira que os projetos com nota superior a 90 pontos fossem beneficiados. Como o projeto da UFTM obteve 92 pontos, o mesmo foi contemplado com todo o recurso solicitado. “A aprovação do projeto no edital da FAPEMIG é um ganho para UFTM, pois contribuirá para equipar espaço de multiuso, ideia que temos defendido na PROPPG, que abriguem um conjunto de equipamentos multiusuários de alta tecnologia. A Universidade tem um papel importante na produção e transmissão de saber para a sociedade e projetos como esse propiciam, principalmente, estruturas multiusuárias que tem por finalidade maior elevar a qualidade da pesquisa científica e da inovação e incentivar grupos de pesquisa da UFTM por meio de um ambiente dotado de uma infraestrutura moderna de alta capacidade, tecnologicamente atual e de fácil acesso. Além disso, possibilitará atividades atreladas ao ensino, pesquisa e extensão. Parabéns aos envolvidos e à UFTM”, afirmou a professora Juliana Bertucci, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação substituta.

O resultado com informações sobre o aporte extra e projetos / instituições contempladas podem ser acessadas através do link:

Foto: Elioenai Amuy/UFTM