Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM inicia tratamento de água em suas unidades para garantir qualidade e segurança
Prefeitura Universitária

Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 17h39

Dosador automático de cloro do Campus Iturama

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) deu prosseguimento a um importante projeto de tratamento da água utilizada em suas unidades localizadas na Univerdecidade em Uberaba e na Fazenda Escola em Iturama. A ação foi tomada como parte dos esforços da instituição para assegurar a qualidade e segurança da água destinada ao consumo de estudantes, servidores, colaboradores e visitantes.

A decisão de implementar o tratamento de água foi tomada após uma análise da qualidade da água captada por meio de poço tubular, que embora fosse considerada de excelente qualidade, carecia de um processo de tratamento adequado para garantir sua distribuição segura.

Dosador automático de cloro da Unidade Univerdecidade (Campus Uberaba)

O processo de licitação para a implementação do tratamento teve início na gestão anterior da UFTM e contou com o acompanhamento dos profissionais da Pró-Reitoria de Planejamento, visando garantir que as medidas fossem executadas com sucesso.

Análises laboratoriais detalhadas indicaram que a água captada nas unidades Univerdecidade e Fazenda Escola não apresentava riscos à saúde. No entanto, a ausência de tratamento adequado poderia sujeitar a fonte de abastecimento a potenciais riscos durante o processo de distribuição.

De acordo com o Diretor da Divisão de Sustentabilidade da UFTM, Prof. Dr. Vinícius Carvalho Rocha, os bebedouros das unidades Univerdecidade e Fazenda Escola já dispunham de sistemas de filtração e eram seguros para o consumo humano. A cloração da água complementa essas medidas, garantindo que a água tratada seja disponibilizada com segurança em todas as torneiras da instituição.

A implementação do tratamento contínuo assegura que o fornecimento de água nas unidades da UFTM esteja em conformidade com os padrões e diretrizes estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Além disso, a qualidade da água será monitorada de perto, com análises periódicas realizadas, inclusive diariamente, para garantir que os parâmetros de segurança e qualidade sejam rigorosamente atendidos.

Essa iniciativa destaca o compromisso da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) com a saúde e o bem-estar de sua comunidade acadêmica, demonstrando o esforço contínuo para fornecer água de alta qualidade e segurança em suas instalações.

Para obter mais informações, entre em contato com O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..