Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe Triângulo Aéreo da UFTM participa da 25ª competição SAE Brasil Aerodesign 2023
Extensão Universitária

Publicado: Terça, 31 de Outubro de 2023, 10h31

A equipe Triângulo Aéreo, projeto de extensão do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da UFTM/ICTE participará da 25ª competição SAE Brasil Aerodesign 2023 que acontecerá entre os dias 2 e 5 de novembro no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) - São José dos Campos – São Paulo. A competição terá a participação de mais de 80 equipes de instituições públicas e privadas, além de equipes estrangeiras.

Alguns membros da equipe vigente do Triângulo Aéreo e seu avião protótipo
Integrantes da equipe vigente do Triângulo Aéreo e seu avião protótipo

A equipe Triângulo Aéreo da UFTM é orientada pelo professor Israel Jorge Cardenas Nunez do curso de Engenharia Mecânica e composta por 23 discentes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e uma estudante de curso da Psicologia encarregada da Gestão de Pessoas da equipe.

O protótipo deste ano, nomeado TRG 230, foi preparado com alguns diferenciais para a competição. “Nós trabalhamos a fuselagem do avião com tubos de fibra de carbono e as rodas e juntas da fuselagem foram fabricadas em impressão 3D”, explicou o professor Israel.

Construção da asa do avião no laboratório da equipe triângulo aéreo da UFTM/ICTE
Construção da asa do avião no laboratório da equipe Triângulo Aéreo da UFTM/ICTE

A competição SAE Brasil Aerodesign é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de Engenharia Aeronáutica, através de aplicações práticas e da competição entre equipes. Ao participar o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto aeronáutico, desde a sua concepção, projeto detalhado, construção até os testes.

Laboratório da equipe Triângulo Aéreo da UFTM/ICTE, Discentes do curso de Engenharia Mecânica da UFTM
Discentes do curso de Engenharia Mecânica da UFTM no Laboratório da equipe Triângulo Aéreo

As equipes que participam deste tipo de competição são desafiadas anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como, por exemplo, a otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em voo dos protótipos, entre outros. A Competição é composta por três categorias distintas: Regular, Advanced e Micro, com requisitos específicos aplicáveis à cada uma destas. A equipe Triângulo Aéreo da UFTM irá participar na Categoria Regular, é a que possui mais restrições no seu regulamento de competição.

O avião protótipo da equipe

As avaliações e classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, em que os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.

Membros do setor de Estruturas do Triângulo Aéreo e seu avião protótipo em teste de resistência de asa; estão na foto os assessores Ronan Duarte, Jefferson Martins e Rafael Miguel e o diretor Matheus Martins
Integrantes do setor de Estruturas do Triângulo Aéreo e o avião protótipo em teste de resistência de asa

A equipe Triângulo Aéreo participa da competição SAE Brasil Aerodesign desde o ano de 2011, na qual já obteve o 12º lugar como melhor posição dentre mais de 80 equipes do Brasil. Segundo o capitão da equipe Leonardo Borghini Sestari, do curso de Engenharia Mecânica, “o desafio para a competição 2023 é melhorar a posição da equipe no ranking do Brasil e carregar pelo menos 12 quilos como carga paga na competição de voo deste ano”.

Corrida de decolagem do avião protótipo com o piloto da equipe Rodrigo Samper, o Diretor Presidente da Liga Uberabense de Aeromodelismo (LUA)

Corrida de decolagem do avião protótipo com o piloto da equipe Rodrigo Samper, diretor presidente da Liga Uberabense de Aeromodelismo (LUA)

No link a seguir é apresentado o vídeo de voo do protótipo do avião da equipe Triângulo Aéreo 2023. Neste voo, o avião carrega uma carga de 5,43 kg, sendo que o requisito mínimo para participar da competição SAE Brasil 2023 é de 5,0 kg.

Imagens: Equipe Triângulo Aéreo da UFTM