Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > HC-UFTM está com inscrições abertas para 1º Simpósio de Luta contra a Aids
HC-UFTM

HC-UFTM está com inscrições abertas para 1º Simpósio de Luta contra a Aids

Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2023, 16h19

Interessados podem se inscrever até dia 24/11 e chamada de trabalhos vai até o dia 15/11

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM/Ebserh) realizará o 1º Simpósio de Luta contra a Aids. Com palestras e apresentações de trabalhos científicos, o evento está com inscrições abertas até o dia 24 deste mês e chamada para submissão de artigos até o dia 15. Para se inscrever e acessar a programação completa, clique aqui.

Realizado pela equipe multiprofissional da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HC-UFTM (UDIP) e do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) ADERIR, o simpósio visa capacitar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o tema Aids e proporcionar uma reflexão crítica através de vivências práticas desenvolvidas no âmbito do HC-UFTM.

“O objetivo principal do evento é fomentar, atualizar, aprimorar e divulgar o conhecimento, estimulando a produção científica e apoiando o aprofundamento em temas relativos à saúde, além de propiciar um momento de networking e interação entre os participantes”, explica Quenia Cristina Gonçalves da Silva, enfermeira do HC-UFTM e Coordenadora do GTT ADERIR.

Durante o evento haverá apresentação de trabalhos científicos, com publicação em anais, a fim de promover diálogos e discussões acerca do tema, promovendo a troca de saberes em todas as áreas das doenças, bem como criar oportunidades para o desenvolvimento de inovações e novos conhecimentos para respostas eficazes ao vírus HIV e tratamento da Aids.

Luta contra a Aids

Todos os anos, celebra-se em 1º de dezembro o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A data é uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra a Aids e melhorar a compreensão do vírus HIV como um problema de saúde pública global.

A enfermeira Quenia Silva ressalta que, com o aumento do acesso à prevenção, diagnóstico, cuidados eficazes e com o uso regular da terapia antirretroviral contribuem para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV, além de reduzir o número de internações por doenças oportunistas.

“O HIV ainda é grande problema de saúde pública mundial, mesmo com dados da OMS que mostram a redução de infecção pelo HIV e mortes por Aids, ressalta-se a importância na discussão e qualificação dos profissionais a fim de propor estratégias que fortaleçam o cuidado em saúde nessa população”, destaca.

Sobre a Ebserh

O HC-UFTM faz parte da Rede Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por Paola Caracciolo

Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh

Fonte: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-sudeste/hc-uftm/comunicacao/noticias/hc-uftm-esta-com-inscricoes-abertas-para-1o-simposio-de-luta-contra-a-aids