Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Nucli abre inscrições para curso de escrita e produção textual em português para estrangeiros
Extensão Universitária

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 08h29

O Núcleo de Línguas da UFTM (Nucli), ligado à Assessoria de Cooperação Internacional (ACI) e à Rede Andifes/IsF, abriu inscrições para o curso de Escrita e produção textual em português para estrangeiros: primeiros passos. O período de matrícula no curso termina dia 10 de novembro, com início das aulas no dia 14 de novembro de 2023.

O curso é voltado exclusivamente para estrangeiros(as) da cidade de Uberaba e região. Para realizar a matrícula no curso, basta acessar o link https://forms.gle/WhABD1DftByXy9xm8 e preencher o formulário com os dados solicitados.

As aulas serão ministradas por professoras de português como Língua Estrangeira do Nucli, sob a coordenação da professora Juliana Bertucci Barbosa (coordenadora pedagógica da área de Português como Língua Estrangeira do Nucli).

O principal objetivo é proporcionar aos estrangeiros da cidade de Uberaba uma formação focada no ensino de diferentes estratégias para a produção de textos no português brasileiro.

Trata-se de um curso com carga horária de 20 horas e que acontecerá às terças-feiras, de maneira presencial, das 19h15 às 21h15, no Centro Educacional da UFTM.

Ao longo dos anos, o Nucli ofereceu e ainda oferece, regularmente, diversos cursos voltados para a comunidade estrangeira, como as formações preparatórias para o exame Celpe-Bras e aulas sobre os aspectos culturais do Brasil. “Mais recentemente evidenciamos, por meio de relatos dos próprios estudantes, a necessidade de um curso que focasse em estratégias para melhorar a escrita em língua portuguesa, considerando coesão, coerência, ortografia e outros aspectos gramaticais e contextuais que são fundamentais para uma boa produção textual. Por essa razão, criamos o curso Escrita e produção textual em português: primeiros passos e a nossa expectativa é de que o nosso público-alvo se sinta contemplado com a oportunidade e participe”, afirmou a professora Juliana.