Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Departamento de Nutrição publica nota de esclarecimento acerca da solicitação de avaliação da qualidade da merenda escolar de Uberaba
Início do conteúdo da página
Esclarecimentos

Departamento de Nutrição publica nota de esclarecimento acerca da solicitação de avaliação da qualidade da merenda escolar de Uberaba

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 19h31

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Departamento de Nutrição (DNUTRI), integrante do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), vem a público esclarecer os fatos sobre a negativa ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) acerca da solicitação de avaliação da qualidade da “merenda escolar” de Uberaba (MG):  

  1. O Departamento foi convidado a participar de uma reunião no dia 9 de outubro de 2023, na 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba - Defesa do Patrimônio Público e Tutela de Fundações, para a qual enviou representante. Nessa reunião, a pedido do Promotor de Justiça responsável por um inquérito civil, o DNUTRI recebeu solicitação para avaliar a qualidade da “merenda escolar” servida nas escolas da rede pública de ensino do município de Uberaba. Esta solicitação foi realizada como parte das investigações para esclarecimento de uma denúncia sobre a suposta má qualidade da alimentação escolar nesta cidade.
  2. O DNUTRI, por meio de diversas atividades de ensino, inclusive estágios, extensão e pesquisa, já empreende o acompanhamento indireto da qualidade da alimentação escolar no município de Uberaba. Todas as atividades supracitadas serão mantidas.
  3. O Departamento recebeu a solicitação do Promotor de Justiça e a temática foi discutida em colegiado do DNUTRI, em reunião ordinária do dia 16 de outubro de 2023. A deliberação foi de que o DNUTRI não fará avaliação da qualidade da alimentação escolar do modo solicitado por diversos motivos, mas principalmente porque a UFTM, como Instituição de Ensino Superior (IES), e o DNUTRI em particular, não têm caráter fiscalizador. Para isso, há outras instâncias capacitadas que podem ser acionadas, como o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE Uberaba), os Conselhos Regional e Federal de Nutrição (CRN9/CFN), o Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar do Instituto Federal do Sul de Minas (CECANE IFSuldeMinas) e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Ministério da Educação (MEC). Destaca-se, inclusive, que o CECANE IFSuldeMinas esteve neste ano de 2023 em Uberaba e realizou o monitoramento da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no município.

Portanto, o Departamento de Nutrição deixa claro às comunidades interna e externa da UFTM que a negativa foi embasada no aspecto técnico, pois o DNUTRI não é órgão fiscalizador e, para essa atribuição, foram indicados, em resposta ao Promotor de Justiça, quais órgãos podem ser acionados.

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página