Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Arte na Gloriosa: UFTM prepara editais para intervenções artísticas
intervenções artísticas

Arte na Gloriosa: UFTM prepara editais para intervenções artísticas

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 20h36

“A arte existe porque a vida não basta”, afirmou o poeta Ferreira Gullar (1930-2016), imortal da Academia Brasileira de Letras. No meio acadêmico, esse conceito se reveste de mais importância ainda, pois é sabido que a vida universitária não pode ser feita apenas de aulas, provas, estágios, artigos, relatórios. Por isso, a PROACE, PROENS, PROEXT e a Prefeitura Universitária (PREUNI) estão preparando dois editais para abrir à comunidade interna e externa a possibilidade de criar intervenções de artes plásticas em espaços da UFTM.

O primeiro edital, a ser divulgado na próxima semana e destinado exclusivamente para artistas da comunidade interna, oferecerá cinco espaços nas paredes da escadaria de acesso ao RU. Poderão ser inscritas propostas de pinturas ou grafitagem.

O segundo edital, atualmente em preparação pelo Departamento de Desenvolvimento Cultural da PROEXT em parceria com representantes do corpo discente, selecionará propostas de artistas da UFTM e da comunidade externa para intervenções murais (pintura, grafitagem, desenho, colagem) em algumas grandes áreas externas do Centro Educacional, Campus I, Univerdecidade e Iturama.

Recentemente, em seguida à reunião com a Reitora Marinalva Vieira Barbosa em que membros do DCE e das Pró-Reitorias propuseram a abertura dos editais, o Centro Cultural (CCULT) realizou o mapeamento dos espaços, que revelou excelentes oportunidades para o desenvolvimento de um projeto artístico de longo prazo que, de forma ordenada e democrática, ampliará as possibilidades de expressão artística na Gloriosa, demanda histórica não só do corpo discente.

Nas imagens estão alguns dos espaços selecionados.

Mais informações serão divulgadas em breve no portal e nas redes sociais da UFTM e das Pró-Reitorias.

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM