Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Proposta inovadora de inteligência artificial poderá ser implementada no projeto do condomínio para idosos
Extensão Universitária

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 10h57

O projeto de extensão da construção de um condomínio exclusivo para idosos em Uberaba, elaborado por uma equipe multiprofissional da UFTM e que está em discussão com a administração municipal, recebeu recentemente uma proposta inovadora: implementar um dispositivo de Inteligência Artificial para identificar possíveis quedas dos idosos em suas residências bem como o monitoramento de atividades direcionadas à promoção da saúde.

Professor Elias Serqueira do departamento de Física da UFTM
Professor Elias Serqueira do departamento de Física da UFTM (foto: Divulgação/UFTM)

O professor do departamento de Física da UFTM, Elias Oliveira Serqueira, apresentou a proposta durante uma reunião no final de outubro realizada na Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – COHAGRA entre a equipe do projeto de extensão da UFTM com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social – SEDS. A proposta também utilizará o Sistema Wi-FI. O professor Elias afirma que “as tecnologias por trás da inteligência artificial envolvem o Deep Learning, Machine Learning, processamento de linguagem natural e visão computacional. Todos esses conteúdos, juntos, integram o que são chamados de Inteligência Artificial e apontam para um futuro em que nossos sistemas e plataformas terão conhecimento suficiente para aprender com dados e interações”. A proposta será encaminhada para pedido de patente ao Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT, órgão vinculado a Agência UFTM de Inovação, responsável pela gestão da política de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.

Projeto do condomínio para idosos

Perspectiva de áreas livres do projeto do condomínio
Perspectiva de áreas livres do projeto do condomínio (imagem: COHAGRA)

No dia 25 de abril de 2022 uma proposta de Condomínio Exclusivo para Idosos foi apresentada por docentes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM vinculados aos cursos de Fisioterapia, Geografia, Engenharia Civil, Física e Medicina à Prefeitura Municipal de Uberaba.  A proposta inicial foi avaliada e posteriormente ajustada e finalizada pela Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande – COHAGRA. Neste momento, os professores do curso de Engenharia Civil, Rodrigo Soares Garcia, Alessandra Beatriz Alves e Mauro César Barbosa trabalham no projeto técnico do condomínio.

Fachada das unidades do projeto do condomínio
Fachada das unidades do projeto do condomínio (imagem: COHAGRA)

A previsão é de que as obras para construção do condomínio comecem em 2024, próximo à Unidade de Atenção ao Idoso e UPA do Mirante, com 20 casas que respeitarão as normas de acessibilidade. Os critérios para moradia serão definidos por um grupo de trabalho composto por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, COHAGRA e UFTM.  O condomínio será um modelo de residencial direcionado às pessoas idosas em função das propostas inovadoras que promoverão a longevidade com qualidade, envelhecimento sustentável, saúde e bem-estar (ODS 3).

Foto em destaque: Divulgação/UFTM