Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM é parte da comissão para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância
Início do conteúdo da página
Primeira Infância

UFTM é parte da comissão para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância

Publicado: Sábado, 11 de Novembro de 2023, 10h51

Você sabia que Uberaba agora tem uma comissão que está trabalhando na elaboração de um Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) (e que a UFTM faz parte dela)?

Os PMPIs são instrumentos de gestão para implementação e acompanhamento de Políticas Públicas voltadas às crianças da Primeira Infância e suas famílias, buscando promover a atenção integral e integrada ao desenvolvimento infantil. Nesse sentido, envolvem esforços das mais diversas áreas, como Saúde, Educação, Assistência Social, Artes e Cultura, Planejamento Urbano, Finanças, entre outras. Esse documento vem sendo apontado por diferentes grupos de especialistas no tema (RNPI https://primeirainfancia.org.br/, FMCSV https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/, NCPI https://ncpi.org.br/, por exemplo), como fundamental para a efetivação da promoção e proteção dos direitos das crianças.

Mas por que ter um Plano Municipal especial para a Primeira Infância?

Por um lado, defende-se que esse período, da gestação aos 6 anos de idade, configura uma “janela de oportunidades” para promoção ou favorecimento do desenvolvimento de diversas habilidades e competências, especialmente pelo destaque em relação às evidências construídas sobre a quantidade, a velocidade e qualidade das mudanças observadas nessa etapa da vida de um ser humano. Por outro, enfatiza-se a  importância do reconhecimento das crianças como cidadãos, no presente, de modo a combater a exclusão e invisibilização dessas pessoas - bebês e crianças pequenas - no planejamento e organização social, e na efetivação de seus direitos. Direitos esses que já estão estabelecidos em documentos nacionais e internacionais, como a Convenção sobre Direitos da Criança (1989), a Constituição Brasileira (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), Plano Nacional pela Primeira Infância (2010, 2020) e o Marco Legal da Primeira Infância (2016).

Contudo, apesar de ser um documento tão relevante, apenas dois dentre os 853 Municípios do Estado de Minas Gerais já elaboraram e sancionaram seu PMPI. Diante desse quadro, Rede Primeira Infância - Minas Gerais (REPI-MG), lançou a campanha “50 Planos Municipais pela Primeira Infância de Minas Gerais”, na qual Uberaba está inscrita. 

A comissão para elaboração do PMPI de Uberaba se reuniu pela primeira vez no dia 03 de outubro de 2023, congregando diversas secretarias e conselhos municipais, bem como outras organizações da sociedade civil. As universidades da cidade também foram convidadas a participar, e a UFTM está presente nesse movimento. Como encaminhamento desse primeiro encontro, o grupo se dividiu em Eixos Estruturantes, e Grupos de Trabalho correspondentes: Educação, Saúde, Assistência Social e Políticas Transversais. Cada Grupo de Trabalho está empenhado na elaboração de um diagnóstico sobre a situação das crianças na cidade, em cada um dos eixos elencados.

Em breve, a comissão deverá trabalhar para compartilhar com a comunidade de Uberaba esse diagnóstico, bem como ouvir dela suas impressões, demandas e propostas. São os primeiros passos para um grande movimento!

Mas além de integrar a comissão para elaboração do PMPI de Uberaba, a UFTM também está realizando outra iniciativa. Considerando as potencialidades desse movimento, em um campo tão relevante e relacionado aos saberes e práticas desenvolvidos nesta instituição, estamos trabalhando para elaboração de um Programa de Extensão voltado para a Primeira Infância, a intenção é congregar os projetos relacionados à primeira infância já existentes na UFTM, e aproximar a realização desses projetos à elaboração, implementação e acompanhamento do PMPI de Uberaba. Caso tenha interesse em participar da construção desse Programa, entre em contato com a Pró-reitoria de Extensão da UFTM.

 
0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página