Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM recebe visita de representantes da ENSAIA – França
INTERNACIONALIZAÇÃO

UFTM recebe visita de representantes da ENSAIA – França

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 07h42

Nos dias 9 e 10 de novembro, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro recebeu a visita de representantes da École Nationale Supérieure d'Agronomie et des Industries Alimentaires (ENSAIA), da Universidade de Lorraine, sediada em Nancy, França. A delegação, composta pelos professores Catherine Virot Humeau e Stefan Jurjanz, juntamente com a representante de assuntos internacionais, Delphine Laurant, foi recebida pelas professoras Emiliane Andrade Araújo Naves e Priscila Cristina Bizam Vianna, ambas docentes do Departamento de Engenharia de Alimentos.

Reunião com a reitora. (Foto: Luis Adolfo/Comunicação)

A visita teve como objetivo principal fortalecer a parceria iniciada em 2019 por meio do projeto Brafagri, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O projeto Brafagri, uma colaboração entre o curso de Engenharia de Alimentos da UFTM, Universidade Federal de Viçosa, Universidade Estadual de Feira de Santana, ENSAIA, Agroparistech e Institut Agro, visa promover a cooperação acadêmica e científica entre instituições brasileiras e francesas. A profa. Emiliane Naves, coordenadora geral do projeto Brafagri para a gestão 2023-2026, liderou a delegação francesa em uma jornada pela UFTM.

Durante a visita, a delegação conheceu a estrutura do curso de Engenharia de Alimentos, explorou a Agência de Inovação e apresentou a ENSAIA aos alunos interessados em mobilidade acadêmica, por meio de uma conferência realizada no Auditório Rubi. Dentre os pontos discutidos, destacam-se as perspectivas futuras para o programa Brafagri, incluindo o início de pesquisas em co-tutela. O professor Helder, Pró-reitor de Extensão, também beneficiário do projeto, apresentou o curso de Agronomia do Campus da UFTM em Iturama.

Visita à Agência de Inovação. (Foto:  Acervo Profa. Emiliane)

A reunião com a reitora da UFTM, profa. Marinalva Vieira Barbosa, e o Assessor de Cooperação Internacional (ACI), prof. Vitor Tomaz Guimarães Naves, proporcionou um ambiente para o surgimento de novas ideias visando ao incremento e fortalecimento contínuo do projeto.

Reunião com a reitora. (Foto: Luis Adolfo/Comunicação)

A profa. Emiliane Naves ressaltou a relevância do projeto Brafagri ao proporcionar aos alunos a oportunidade de realizar mobilidade acadêmica na ENSAIA, inclusive a mobilidade de duplo diploma, com o financiamento de três bolsas de estudos por ano para cada instituição brasileira envolvida no projeto, graças ao suporte da CAPES. Os requisitos para concorrer às bolsas incluem proficiência em francês (nível B1), desempenho acadêmico notório e pontuação acima de 600 no Enem.

O prof. Vitor Tomaz Guimarães Naves enfatizou que é por meio dessas visitas de delegações estrangeiras que a qualidade da parceria estabelecida é avaliada, ressaltando a importância da contribuição dos docentes da UFTM na conquista de novas parcerias e projetos, reforçando o compromisso da instituição com a internacionalização e a excelência acadêmica.