Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Psicologia da UFTM recebe nota máxima no Enade 2022
Enade

Psicologia da UFTM recebe nota máxima no Enade 2022

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 07h25

No dia primeiro de novembro foram publicados os resultados do Conceito Enade dos cursos participantes do exame no ano de 2022. Em 2022, o Enade avaliou cursos vinculados ao Ano III do ciclo avaliativo: bacharelado das áreas de administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.

Na UFTM, os cursos avaliados e os conceitos obtidos foram:

- Psicologia – conceito 5

- Serviço Social – conceito 4

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes - Enade. Ele serve para avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos previstos nas grades curriculares de cada curso de graduação.

No último ciclo avaliativo em que esses cursos foram avaliados, 2018, os conceitos foram:

- Psicologia - 4

- Serviço Social - 5

Para Priscila Pirini, procuradora educacional institucional e recenseadora institucional da UFTM, “no plano geral, o resultado obtido pelos cursos foi muito positivo, mantendo-se nos conceitos mais altos do exame".

Para além dos Conceitos Enade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda divulgará, com previsão em dezembro deste ano, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2022. Esses indicadores têm divulgação anual. O CPC, com notas de 1 a 5, utiliza em seu cálculo, além do Conceito Enade, o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD); corpo docente (informações do Censo Superior sobre o percentual de mestres, doutores e regime de trabalho) e percepção dos estudantes sobre seu processo formativo (informações do Questionário do Estudante do Enade). O IGC, por sua vez, avalia a instituição, tendo como base de cálculo a média dos CPCs do último ciclo avaliativo e a média dos conceitos de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) dos programas de mestrado e doutorado.