Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Programa de extensão leva usuários do CAPS Maria Boneca à passeio em Rifaina
Extensão Universitária

Programa de extensão leva usuários do CAPS Maria Boneca à passeio em Rifaina

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 09h20

Em 15 de novembro, neste feriado, a equipe do Programa de Extensão Territórios de Vida TER.Vida proporcionou aos usuários do CAPS Maria Boneca um passeio turístico à cidade de Rifaina-SP, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão Universitária que autorizou o transporte da UFTM.

O objetivo da intervenção foi ampliar os espaços de convivência e socialização das pessoas atendidas no CAPS Maria Boneca, fortalecer vínculos entre profissionais, usuários e extensionistas por meio de atividade turística e de lazer.

Segundo a coordenadora do Programa, professora Rosimár Alves Querino, do departamento de Saúde Coletiva da UFTM, o acesso a áreas de lazer é escasso para pessoas com sofrimento mental. “O apoio da Pró-reitoria de Extensão foi fundamental para a realização do desejo de conhecer outros lugares e expandir as oportunidades de lazer e convivência. O Programa Ter.Vida é desenvolvido desde 2019 no CAPS Maria Boneca e dentre os inúmeros desejos nutridos pelos usuários estava uma viagem para conhecer o balneário no município de Rifaina-SP”, afirmou Rosimar. As ações extensionistas do Programa são desenvolvidas no CAPS Maria Boneca (Uberaba-MG) por alunos e docentes de diversos cursos de graduação da UFTM e envolvem pessoas com sofrimento mental atendidas na instituição e são apoiadas pelos profissionais parceiros.

Imagens: acervo do Programa Ter.Vida/UFTM