Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto "Skaterapia" atende crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
Extensão Universitária

Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 09h15

Crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos que possuam Transtorno do Espectro Autista acompanhadas na ONG Laço Azul em Uberaba são atendidas pelo projeto de extensão "Skaterapia", formado por 21 alunos do curso de Fisioterapia e 5 alunos do curso de Terapia Ocupacional, coordenado pelo professor Dernival Bertoncello, do Departamento de Fisioterapia Aplicada da UFTM. Já passaram pelas atividades aproximadamente 30 crianças e adolescentes, atualmente são 13 em andamento.

Menino em cima do skate

A equipe do projeto utiliza o skate como instrumento para treinamento do movimento corporal em crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além do seu desenvolvimento neuropsicomotor. O objetivo por meio do skate é conseguir ganhar força muscular, equilíbrio e melhorar a cognição das crianças com TEA , além de favorecer a socialização entre elas e os participantes do Projeto. “Primeiramente avaliamos a força muscular, o equilíbrio, a forma como anda, a socialização com outras crianças, vemos as fichas de cada uma pra entender o histórico delas sobre o nível do autismo, depois passamos para um primeiro contato com o skate, explicando como funciona o recurso, etc. A partir daí, inserimos o skate em atividades como arremessar bolinhas sobre o equipamento, fazer um circuito, agachamentos, andar de skate, alguns desafios para verificar o equilíbrio”, explicou a discente Livia Toledo, do curso de Fisioterapia. O atendimento é feito às quartas e sextas-feiras, primeiramente de forma individual com cada criança, em que ficam dois integrantes do projeto responsáveis por ela.

Equipe do projeto em atividades com criança sobre o skate
Lívia Toledo (terceira da esq./dir.) e equipe do projeto em atividades com criança sobre o skate

A metodologia do projeto se baseia na elaboração de relatórios parciais e finais, compilação de dados das avaliações para criar resumos e possíveis manuscritos relacionados ao projeto.

O projeto também visa capacitar os estudantes de graduação da área da saúde. Após o mês de novembro, quando a primeira etapa do projeto se encerrar, serão abertas inscrições para os discentes dos cursos da área de saúde da UFTM participarem.

Acesse a página do projeto nas redes sociais:

Instagram: skaterapiauftm

Fotos: Luis Adolfo/UFTM