Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Atividades de extensão da Geografia proporcionam interação entre a UFTM e alunos de escola estadual
Extensão Universitária

Publicado: Terça, 28 de Novembro de 2023, 10h27

Os discentes do curso de Geografia da UFTM, das disciplinas Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoturismo; Cartografia e Geotecnologias se reuniram para a culminância da Atividade de extensão (AEXT) dessas disciplinas na E.E. Bernardo Vasconcelos, em Uberaba-MG, no dia 18 de novembro de 2023.

As ações se deram na Feira do Conhecimento, uma atividade anual da Escola que envolve a participação de discentes de todo ensino básico. Os discentes da UFTM envolvidos se organizaram e planejaram a forma de exposição e de ações educativas, sob orientação dos docentes Josenilson Bernardo da Silva e Ricardo Vicente Ferreira (GEO-UFTM). As atividades englobaram uma exposição sobre o Geoparque Uberaba-Terra de Gigantes; a UFTM e o curso de Geografia; e a atividade prática “Caça ao dinossauro” utilizando a corrida de orientação dentro do espaço da escola.

Corrida de orientação. Caça ao dinossauro
Corrida de orientação, caça ao dinossauro

De acordo com o professor Cícero Mandú da Silva, efetivo da E.E. e egresso da Geografia UFTM,  “a atividade desenvolvida, em parceria entre a escola Bernardo Vasconcelos e o curso de Geografia da UFTM, proporcionou significativos avanços, sobretudo, na produção do conhecimento contextualizado, na medida em que, além de ter favorecido uma abordagem dos fundamentos do Aspirante Geoparque Uberaba, aos alunos de escolas públicas, permitiu o trabalho com conceitos de localização em uma abordagem lúdica que estimulou o protagonismo dos estudantes e elevou o engajamento dos alunos no desenvolvimento das atividades".

Professor Cícero (esq.) e o diretor Alessandro (dir).
Professor Cícero (esq.) e o diretor Alessandro (dir)

“A AEXT é uma nova oportunidade que os discentes do curso de Geografia têm que cumprir. Essa atividade vai possibilitar a oferta de novas possibilidades de aprendizado e vivências. O envolvimento proporcionado pela AEXT possibilitará maior conhecimento sobre as realidades do espaço escolar, dialogando com a comunidade escolar sobre o que ela precisa. É um momento para o nosso discente conhecer, desde o início do seu curso, o envolvimento desse com a escola. Novas oportunidades virão”, concluiu Josenilson.

Simulando a escavação de fósseis com discentes do ensino fundamental I.
Simulando a escavação de fósseis com discentes do ensino fundamental I

Fotos: Josenilson Bernardo da Silva e Ricardo Vicente Ferreira/UFTM