Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Artigo científico destaca impacto do enriquecimento ambiental no peixe-zebra
Início do conteúdo da página
NATURE

Artigo científico destaca impacto do enriquecimento ambiental no peixe-zebra

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 17h50

O mais recente número da renomada revista internacional Lab Animal, publicada pela editora Nature, apresenta uma pesquisa que se destaca na capa: "Uma revisão sistemática sobre o impacto do enriquecimento ambiental no peixe-zebra".

O estudo é fruto do trabalho da discente Nayne Isabelli Zugolaro Donzelli, do curso de biomedicina da UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro), sob a orientação do professor Matheus Marcon, do Departamento de Bioquímica, Farmacologia e Fisiologia do Instituto de Ciências Biológicas e Naturais (ICBN) da mesma instituição. Além dos pesquisadores da UFTM, o projeto contou com a colaboração de especialistas nacionais e internacionais, incluindo o doutorando Matheus Gallas-Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a pós-doutoranda Radharani Benvenutti da Royal College of Surgeons in Ireland.

O artigo, publicado em 28 de novembro de 2023, apresenta uma análise abrangente dos protocolos de enriquecimento ambiental aplicados ao peixe-zebra. Os resultados obtidos durante o projeto de Iniciação Científica conduzido por Nayne Isabelli Zugolaro Donzelli, financiado pela FAPEMIG via PROPPG/UFTM foi realizado entre 01 de novembro de 2021 e 31 de outubro de 2022, foram minuciosamente descritos e discutidos. A pesquisa também aborda a viabilidade dessa intervenção no contexto do laboratório de pesquisa do peixe-zebra, bem como os desafios atuais e futuros da área.


O artigo se destacou nesse edição da revista, sendo assim divulgado na capa da revista.

Destaca-se que o estudo ganha relevância especial diante da implementação do novo laboratório de zebrafish (ZebLab) na UFTM, resultado da parceria entre o professor Matheus Marcon e a PROPPG/UFTM. A pesquisa concentrou-se em uma revisão sistemática da literatura para identificar a forma mais apropriada de alojar o peixe-zebra em ambientes laboratoriais. Essa espécie é amplamente utilizada em pesquisas científicas devido a suas vantagens, incluindo elevada semelhança genética com humanos, custos reduzidos e praticidade de manipulação.

O artigo, acessível no link nature.com/articles/s41684-023-01288-w, também recebeu reconhecimento nas redes sociais, com um tweet destacando o feito: twitter.com/la_natres/status/1730536549534572862?s=43&t=27j95gTbuVTJ7SJp8LKlZg

 

 

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página