Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Curso de Terapia Ocupacional explora dimensões do trabalho em unidade fabril do Grupo Petrópolis
visita técnica

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 07h59

A disciplina ORT: Trabalho do Curso de Terapia Ocupacional engloba aprendizado relacionado aos sentidos do trabalho como uma das principais e mais significativas ocupações na vida adulta. No primeiro módulo da disciplina, os alunos tem aulas sobre os modelos científicos de organização do trabalho, Novas Formas de Organização do Trabalho e princípios e métodos de Ergonomia.

No segundo módulo, são desenvolvidos temas relacionados à Análise e Avaliação do Trabalho e Avaliações do Trabalhador(a), além de estudos sobre psicodinâmica do trabalho, riscos psicossociais e saúde mental no trabalho.

Em seu último módulo, a disciplina aborda temas contemporâneos como inclusão no trabalho de pessoas com deficiência, economia solidária e cooperativas sociais, e processos de aposentadoria e trabalho.

Discentes do curso de TO (Foto: acervo da turma)

Em parceria com o Netras, Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Participação e Saúde, coordenado pela profa. Fabiana Caetano Dutra, a disciplina oferece conteúdo teórico-prático por meio de visitas técnicas.

No último dia 06 de dezembro, os alunos da disciplina, pesquisadores do NETRAS e a coordenadora realizaram uma visita técnica à unidade fabril do Grupo Petrópolis em Uberaba, um dos maiores grupos cervejeiros da América Latina. Nesta visita técnica, os alunos puderam observar os processos produtivos e de trabalho, além de analisarem ergonomicamente o ambiente e as condições de trabalho e identificarem potenciais riscos à saúde ao trabalhador.

Unidade do grupo Petrópolis em Uberaba (Foto: acervo da turma)