Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Viagem dos Cursos de Letras ao Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca
Viagem dos Cursos de Letras

Viagem dos Cursos de Letras ao Museu da Língua Portuguesa e Pinacoteca

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 17h14

No dia 09 de dezembro de 2024, 38 estudantes dos cursos de Letras, acompanhados pelas professoras Juliana Bertucci Barbosa e Priscila Toneli, em parceria com a coordenação dos cursos, realizaram uma viagem à cidade de São Paulo para visitar o Museu da Língua Portuguesa (MLP) e a Pinacoteca. Essas visitas estão alinhadas ao projeto pedagógico dos cursos, visando estimular a curiosidade, a criatividade, o repertório cultural, o pensamento crítico e o raciocínio lógico dos estudantes.

Museu da Língua Portuguesa (foto: arquivo pessoal)

O MLP proporciona aos visitantes um contato com a diversidade linguística e cultural do território brasileiro, conectando-os de maneira lúdica às origens da língua portuguesa no Brasil, sua história, influências e as formas que assume no cotidiano. Além da exposição permanente, destaca-se a temporária "Essa nossa canção", que destaca a relação entre a língua e a música brasileira.

Museu da Língua Portuguesa (foto: arquivo pessoal)

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais focado na produção brasileira desde o século XIX até a contemporaneidade. O museu desenvolve e apresenta projetos públicos multidisciplinares, abrigando também um programa educativo amplo e inclusivo. Atualmente, destaca-se a exposição temporária de Marta Minujín, proporcionando aos estudantes de Letras a oportunidade de explorar a galeria de tramas e colchões multicoloridos, como a instalação "Galeria Blanda" de 1973, composta por 200 colchões que preenchem a primeira sala expositiva do museu, acompanhados por projeções.

A professora Juliana Bertucci, pesquisadora na área de Sociolinguística, destaca a importância de os estudantes de Letras conhecerem espaços museológicos relacionados às línguas presentes no território brasileiro. O Museu da Língua Portuguesa é reconhecido como um espaço interativo que promove a valorização da diversidade da língua portuguesa, suas variedades e das demais línguas faladas no país, incentivando o respeito linguístico e cultural. A professora expressa agradecimentos pela acolhida do Museu, ressaltando também o contato com exposições contemporâneas na Pinacoteca como experiências educativas. Para mais informações, acesse os links dos locais: Pinacoteca e Museu da Língua Portuguesa.