Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Proppg divulga o Mapa de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação elaborado pelo CNPq
Pesquisa

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 11h59

No cenário atual da pesquisa científica, a transparência e acessibilidade dos dados são fundamentais para promover a confiança na gestão pública, estimular a participação cidadã e aprimorar as decisões governamentais. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil tem dado um passo significativo nessa direção com o lançamento do Mapa de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

Uma Fotografia do Fomento Científico

O Mapa oferece uma visão abrangente do fomento atual concedido pelo CNPq, indo além dos números totais de projetos ou bolsas vigentes. Com 13 dimensões disponíveis, os usuários podem escolher a métrica mais alinhada às suas necessidades analíticas e explorar as nuances do cenário científico brasileiro.

Acesso Rápido e Simples aos Detalhes

Uma das características distintivas do Mapa é a capacidade de identificar pesquisadores vinculados a projetos específicos. Além disso, o acesso rápido e simples aos Currículos Lattes de cada pesquisador apoiado proporciona uma compreensão mais profunda de suas contribuições para a ciência.

Personalização e Exploração de Redes de Colaboração

Ao escolher uma métrica específica e uma dimensão alvo, é possível identificar grupos específicos de pesquisadores, facilitando a compreensão de redes e colaborações. Essa funcionalidade não apenas destaca a diversidade de pesquisa, mas também fomenta o estabelecimento de novas conexões e parcerias.

Comunicação Facilitada

O Mapa não apenas visualiza dados, mas também promove a comunicação eficaz. Ao selecionar um beneficiário dentro dos grupos identificados, seja pesquisador, coordenador de projeto ou orientador de bolsista, é possível visualizar seu Currículo Lattes e até mesmo entrar em contato com ele. Isso simplifica a comunicação, facilitando a troca de informações e promovendo uma cultura de colaboração.

Dados Primários para Estudos Avançados

A disponibilidade de tabelas com dados primários em formatos Excel ou CSV oferece a pesquisadores e analistas a oportunidade de realizar uma variedade de estudos aprofundados. Essa abordagem flexível permite que os interessados explorem tendências, identifiquem lacunas e contribuam para a melhoria contínua do ecossistema científico.

Governança Transparente e Prestação de Contas

Ao disponibilizar dados sobre o investimento público em pesquisa, o CNPq não apenas informa, mas também fortalece a governança transparente. Isso contribui para a construção de confiança, estimula a participação cidadã, promove a prestação de contas e, em última análise, eleva a qualidade das decisões governamentais.

Como Aproveitar o Mapa

Para explorar todas as possibilidades que o Mapa proporciona, os interessados podem acessar o vídeo de divulgação aqui e a Nota Técnica explicativa das métricas apresentadas neste link.

Acesse o mapa: http://www.bi.cnpq.br/painel/mapa-fomento-cti/

Conclusão

O Mapa de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação do CNPq representa um avanço significativo no compartilhamento de informações sobre investimentos públicos em pesquisa. Ao oferecer uma visão detalhada e acessível do cenário científico brasileiro, o CNPq fortalece os alicerces da pesquisa, incentivando a colaboração e aprimorando a qualidade das decisões no campo da ciência, tecnologia e inovação.