Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM divulga Edital para o SiSU 2024
Edital SiSU/UFTM

UFTM divulga Edital para o SiSU 2024

Publicado: Terça, 09 de Janeiro de 2024, 20h13

O Ministério da Educação (MEC) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) anunciaram, em 08 de janeiro de 2024, o Edital nº 01/2024 para o Processo Seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SISU) destinado ao ingresso nos cursos de graduação oferecidos pela instituição no primeiro semestre de 2024. O processo abrangerá os Campi Sede em Uberaba e o Campus Universitário de lturama.

A Pró-Reitora de Ensino da UFTM, Patrícia Maria Vieira, ressaltou que a seleção dos candidatos será regida pela Portaria Normativa MEC nº 21/2012, além de leis e decretos específicos que norteiam a inclusão e reserva de vagas para cotistas. A UFTM oferecerá 944 vagas no total, com no mínimo 50% destinado ao sistema de cotas, conforme previsto na Lei nº 12.711/2012 e normativas complementares.

Normas Gerais e Inscrições de 22 a 25 janeiro de 2024

O processo seletivo será baseado nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2023, com a exigência de nota acima de zero na prova de redação. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do endereço https://acessounico.mec.gov.br/sisu. Os candidatos que optarem pelas cotas devem concordar com as regras estabelecidas.

Vagas e Resultados

Das 944 vagas disponíveis, os candidatos serão classificados em ordem decrescente dos pontos obtidos no ENEM 2023, seguindo critérios específicos de pesos, notas mínimas e médias de cada curso. A primeira chamada para matrícula será realizada pelo SISU, enquanto as chamadas subsequentes ficarão a cargo da UFTM, utilizando a lista de espera. A divulgação das listas de convocações ocorrerá nos links específicos para os campi de Uberaba e lturama.

Matrícula e Início das Aulas

Os candidatos convocados para matrícula deverão realizar o cadastro no site da UFTM, https://uftm.edu.br/graduacao?view=default, preenchendo a Ficha de Cadastro Eletrônica nas datas indicadas no Anexo 1 do Edital. O não cumprimento desse procedimento implicará na perda do direito à vaga. O início das aulas está programado para 18 de março de 2024.

Disposições Finais

O cronograma de procedimentos, chamadas e matrículas pode ser consultado nos Anexos I-A e I-B do Edital. É de responsabilidade exclusiva do candidato observar os procedimentos e prazos estabelecidos, bem como os demais prazos do Calendário de Chamadas e Matrículas que integram o Edital. A UFTM disponibilizará acesso gratuito à internet para inscrição nos seus campi, conforme as datas previstas.

Para mais informações, os interessados podem consultar a íntegra do Edital nº 22, de 26/12/2023, da Secretaria de Educação Superior do MEC, e o Edital nº 01/2024 UFTM SISU, de 08/01/2024, disponíveis em uftm.edu.br/sisu