Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa da UFTM sobre estresse ocupacional é destaque na 6a. ed. da Revista Vigiles
Pesquisa UFTM

Publicado: Quarta, 10 de Janeiro de 2024, 17h53

No dia 20/12/2023, na Academia de Bombeiros Militar de Belo Horizonte, realizou-se a solenidade de lançamento da 6ª Edição da Revista Vigiles. O destaque deste lançamento foi o reconhecimento do trabalho desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). O artigo, intitulado "Aspectos sociodemográficos, profissionais, comportamentais e estresse ocupacional de bombeiros militares", é assinado pelos pesquisadores Marli Aparecida Reis Coimbra, Érica Midori Ikegami, Evânio Coimbra Rosa, Lúcia Aparecida Ferreira e Fernanda Araújo de Paula Delfino. O artigo foi orientado pela profa. Lúcia e pode ser acessado em https://vigiles.bombeiros.mg.gov.br/index.php/cbmmg/issue/view/10/70

A pesquisa, resultado de questionários e entrevistas conduzidos com militares do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, tem como foco a compreensão de fatores relacionados ao estresse ocupacional desses profissionais. O estudo não apenas lança luz sobre as dinâmicas sociais e profissionais enfrentadas pelos bombeiros militares, mas também oferece insights valiosos para potenciais programas de controle e redução do estresse no futuro.

O 8º BBM expressou seus agradecimentos a todos os envolvidos na pesquisa, ressaltando a importância desse tipo de iniciativa para o aprimoramento da saúde e do bem-estar dos membros da corporação. Além disso, enalteceu a Universidade Federal do Triângulo Mineiro pelos serviços prestados à comunidade.

A Revista Vigiles que agora opera como um periódico de fluxo contínuo, disponibiliza o acesso aos resultados dessa pesquisa e demais trabalhos da 6ª edição em seu site oficial: https://vigiles.bombeiros.mg.gov.br.

Evento de lançamento da 6ª Edição da Revista Vigiles (Foto: divulgação)