Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe de robótica Gaia organiza competições em escolas de Uberaba

Equipe de robótica Gaia organiza competições em escolas de Uberaba

Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 11h04

A equipe de robótica Gaia da UFTM, constituída principalmente por alunos dos cursos de engenharia, promove competições de robótica entre estudantes dos ensinos fundamental e médio nas escolas de Uberaba. A ação é parte de um projeto de extensão coordenado pelo professor Vinicius Abrão da Silva Marques, do Departamento de Engenharia Mecânica.

A equipe Gaia já desenvolveu e construiu 10 kits de robótica. A primeira competição aconteceu na Escola Municipal Adolfo Bezerra de Menezes, na qual os kits foram levados para os alunos que foram orientados na montagem dos equipamentos. Por fim, as turmas foram divididas em grupos e participaram de uma atividade de guiar o robô de controle remoto em diferentes tarefas.

Atualmente a equipe está planejando as visitas às próximas escolas que ocorrerão ainda nesse semestre, bem como a montagem de outros kits. “Até o momento o nosso robô era constituído por um carrinho que era guiado remotamente por um aplicativo de celular. Tudo desenvolvido pelos membros da equipe. Agora estamos adicionando a ele uma garra, para que possa pegar e mover objetos. Também estamos adicionando sensores para que o robô possa executar as atividades de maneira autônoma, ou seja, sem a necessidade do controle remoto”, contou o professor Vinícius.

A escola de ensino fundamental e médio de Uberaba que tiver interesse em receber a Equipe de Robótica Gaia pode entrar em contato pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e combinar o agendamento.

Quem pode participar do projeto:

A Equipe de Robótica Gaia é constituída principalmente por alunos de engenharia da UFTM, porém, por ser um projeto de extensão, está aberta a receber quem tiver interesse pela área de robótica. O projeto realiza anualmente um processo seletivo para a escolha dos membros da equipe, o mais recente se encerrou em novembro de 2023.

“A experiência tem sido desafiadora, mas ao mesmo tempo é uma iniciativa motivante, tanto pelo empenho e formação de nossos alunos como pela oportunidade de poder envolver a comunidade externa à UFTM, principalmente por se tratar de alunos tão jovens e poder estimulá-los no interesse pela robótica”, concluiu o coordenador do projeto.

Imagens: Equipe Gaia de Robótica/UFTM