Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Encontro do Foripes com presidente do Senado: questões orçamentárias das Instituições de Ensino em MG
Foripes

Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 17h17

O Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes) convocou os reitores das 11 Universidades Federais, dos 5 Institutos Federais e do CEFET-MG para um encontro com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a fim de abordar diversas questões relacionadas ao orçamento das universidades. Entre essas questões estão a proposta da Andifes de recomposição de 2,5 bilhões para as IFES, a falta de assistência estudantis, a escassez de verbas para expansão, a ausência de contratação de técnicos, o que tem contribuído para um aumento na presença de funcionários terceirizados e, consequentemente, uma maior alocação de recursos para a folha de pagamento.

Além disso, foi solicitado o apoio para a aprovação de um projeto de lei que possa impactar positivamente no aporte e na recomposição financeira das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em Minas Gerais, seja através de uma porcentagem sobre impostos ou sobre o Produto Interno Bruto (PIB), seguindo o exemplo das instituições paulistas.

Durante o encontro, o Senador Rodrigo Pacheco anunciou a indicação de emenda parlamentar no valor 56 milhões de reais para as instituições federais do estado. Esses valores serão fundamentais para as instituições complementarem o orçamento deficitário de 2024 e para realizarem investimentos em modernização e outras áreas prioritárias.

Fotos: Foripes