Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Implementação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho na UFTM
Qualidade de Vida no Trabalho

Implementação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho na UFTM

Publicado: Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 15h02

O Comitê de Qualidade de Vida no Trabalho da UFTM - CQVT, realizou em 2022 a I Pesquisa em Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) da UFTM, cujos resultados foram apresentados em um evento híbrido no dia 18 de maio de 2023, no Auditório Topázio.

Como etapa seguinte, está sendo elaborado um Programa de Ações, que tem por objetivo implementar a Política de Qualidade de Vida no Trabalho - PQVT (instituída pela Resolução CONSU/UFTM, nº 76 de 24/10/2023), por meio de projetos e ações que visam a promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho dos agentes públicos da universidade, proporcionando ambientes mais saudáveis com relações interpessoais respeitosas, constante desenvolvimento pessoal e valorização profissional e que permitam um  equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

Na UFTM, a Qualidade de Vida no Trabalho tem como premissa a responsabilidade institucional, ou seja, pressupõe o envolvimento de tod@s nas ações relativas à qualidade de vida no trabalho.

Nessa perspectiva, o CQVT da UFTM  realizou reuniões com  gestores e representantes de todas as áreas da Universidade, com o objetivo de mobilizar e comprometer a gestão com a melhoria da Qualidade de Vida no Trabalho na universidade. Nas reuniões os membros do CQVT apresentaram uma síntese dos resultados da pesquisa de QVT e a proposta de criação do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, visando atuar nos problemas identificados  na pesquisa e proporcionar mais bem-estar a todos os trabalhadores. Foram realizadas 17 reuniões, com Reitoria e unidades vinculadas, Pró-reitorias,  Institutos, Campus Iturama, e HC/UFTM.  Para que o programa tenha êxito é essencial que todos os trabalhadores sejam incluídos e beneficiados pelas ações de melhoria na qualidade de vida no trabalho, independentemente da lotação e do tipo vínculo de trabalho, seja RJU, EBSERH, empresas terceirizadas ou estagiários.

As reuniões tiveram grande êxito e diversos servidores, técnico-administrativos e docentes demonstraram interesse em se integrar ao Comitê. Em breve, será emitida nova portaria de pessoal para designar os novos membros que irão compor o CQVT e elaborar o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho da UFTM.

Qualidade de Vida no Trabalho é responsabilidade de tod@s!

Presentes na foto: Erasmo Leal da Silva, Técnico de Segurança do Trabalho, lotado no DASS e membro do CQVT; Ana Palmira Soares dos Santos, Chefe da Divisão de Gestão de Pessoas; Ana Claudia de Moraes Faquim, Chefe da Divisão de Enfermagem; Luciana de Almeida Silva Teixeira, Superintendente; Flávia de Andrade Tavares, Psicóloga Organizacional, lotada no DDP, membro do CQVT; Marlene Cabrine dos Santos Silva, Gerente de Ensino e Pesquisa e Marta Regina Farinelli, docente do curso de Serviço Social, membro do CQVT.

Foto: Equipe CQVT